A secretária Leandre Dal Ponte destacou a importância dessas parcerias e da recente aprovação de uma lei nacional sobre a Política do Cuidado
O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), firmou duas cooperações técnicas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo das parcerias é fortalecer a Política do Cuidado e impulsionar o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, lançado em 2024. A iniciativa visa promover políticas públicas eficazes para a população idosa, em resposta à transição demográfica em curso no estado.
Cadastro e estruturação
A primeira cooperação, financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de U$ 100 mil, visa a criação do Cadastro de Cuidadores do Paraná. Essa ferramenta permitirá reunir dados inéditos sobre cuidadores familiares, informais e profissionais, o que facilitará a elaboração de políticas públicas direcionadas ao segmento. Já a segunda cooperação, no valor de U$ 500 mil, com recursos do Governo do Japão, tem um prazo de execução de três anos. Seu foco é a estruturação do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, incluindo o mapeamento e qualificação da rede de atenção aos idosos e a formação de cuidadores, com ênfase no envelhecimento ativo e saudável.
Respostas à demanda
O programa foi criado com base na Lei Estadual nº 22.189/2024 e visa proteger os direitos e o bem-estar da população idosa, seus familiares e cuidadores, especialmente mulheres, que geralmente assumem essa responsabilidade. Projeções indicam que até 2050, a população idosa do Paraná crescerá de 17,6% para 29,8%, enquanto a proporção de jovens diminuirá de 19,2% para 13,7%. O aumento da população idosa, especialmente a faixa etária acima de 80 anos, demandará políticas públicas mais estruturadas para atender essa crescente demanda.
A secretária Leandre Dal Ponte destacou a importância dessas parcerias e da recente aprovação de uma lei nacional sobre a Política do Cuidado, que, segundo ela, legitima e fortalece as iniciativas no Paraná, preparando o estado para a crescente longevidade da população.