27 cidades disputam vagas na regional dos Jogos Abertos em Laranjeiras

Ato solene de abertura ocorreu ontem (26), no Ginásio Laranjão. Mais de mil atletas movimentam as praças esportivas neste final de semana

Aconteceu na noite de ontem (26), no Ginásio Laranjão, a cerimônia de abertura da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), que neste ano tem Laranjeiras do Sul como cidade-sede. O evento reuniu delegações de 27 municípios e marca um dos momentos mais aguardados do calendário esportivo estadual.
Mais de 1.400 atletas, além de comissões técnicas, foram recepcionados com estrutura organizada, espaços esportivos revitalizados e uma programação especial preparada pela equipe da secretaria de Esportes. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, estaduais e do público que lotou o ginásio para acompanhar o início das disputas.

Estrutura reforçada e praças esportivas renovadas
Segundo o secretário de Esportes, Rodrigo Scheis, essa é uma das maiores responsabilidades do ano — e também uma grande oportunidade. “O coração está a mil. É um desafio enorme, mas estamos prontos. Revitalizamos todas as nossas praças esportivas. No Laranjinha, por exemplo, melhoramos os vestiários; no Laranjão, trocamos redes; e no Ginásio do Bancários, fizemos reparos na iluminação e na parte estrutural. Tudo foi preparado para bem receber os atletas”, afirmou.As competições acontecem em diversos espaços da cidade: Ginásio Laranjão, Ginásio Laranjinha, Ginásio dos Bancários, Ginásio da Fase, Ginásio da APAE, além da Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASPM), onde ocorre a bocha, e do Clube Operário, que sedia as partidas de bolão. Todos esses locais passaram por manutenções e parcerias estratégicas com o município para garantir a qualidade dos jogos.

Esporte movimenta a cidade
A realização dos JAPs também aquece a economia local. A rede hoteleira registra alta ocupação devido à chegada de famílias, torcedores e atletas que optam por hospedagem fora dos alojamentos escolares. “Além da valorização do esporte, o evento movimenta o comércio e oferece uma opção de lazer ao público, com jogos durante a semana e nos finais de semana”, pontua o secretário.
Participam da fase regional os municípios de Bituruna, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Guarapuava, Inácio Martins, Irati, Laranjeiras do Sul, Mallet, Marquinho, Nova Laranjeiras, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rebouças, Reserva do Iguaçu, Rio Azul, São Mateus do Sul, União da Vitória e Virmond. As modalidades disputadas são, Basquete, Bolão, Bocha, Futsal, Handebol e Vôlei, todos com categorias Feminina e Masculina.

Laranjeiras bem representada em várias modalidades
Laranjeiras do Sul participa da competição com times em várias modalidades. No futsal masculino, o time é formado por atletas do município, com base no elenco Sub-20 que já disputa o Campeonato Paranaense. Há também representantes locais no bolão, bocha, handebol, vôlei, tanto no masculino quanto no feminino. Já no basquete, a cidade participa com uma equipe em formação, com maioria de atletas locais.

Compromisso com o esporte
Para o prefeito Jaison Mendes, sediar os Jogos Abertos do Paraná é mais do que uma conquista: é reflexo de uma gestão que enxerga o esporte como política pública essencial.”Em Laranjeiras do Sul, o esporte é compromisso de governo e direito de todos. Dos atletas experientes às crianças das escolinhas, cada trajetória é valorizada. Sediar os Jogos Abertos é o reconhecimento de uma cidade que investe em esporte como ferramenta de desenvolvimento e inclusão”, destacou o prefeito.
O secretário Rodrigo também reforçou o apoio da gestão municipal e do Governo do Estado. “Além dos JAPs, o prefeito tem apoiado fortemente o esporte em todas as categorias, desde a base até as modalidades que não participam desta competição. Estamos trabalhando para deixar um legado duradouro na área esportiva”, completou.
Além dos Jogos Abertos, a cidade segue com programação intensa, com foco também na Copa Cantu e no Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcans), reforçando o protagonismo regional de Laranjeiras do Sul no cenário esportivo.