Porto de Paranaguá inaugura novo Centro de Emergências avaliado em R$27 milhões
Estrutura moderniza antigo Centro de Proteção Ambiental e reforça atuação em casos de acidentes, incêndios e desastres ambientais
O Porto de Paranaguá deu um importante passo em direção à segurança e sustentabilidade com a inauguração do novo Centro de Prontidão e Resposta a Emergências (CPRE). Substituindo o antigo Centro de Proteção Ambiental (CPA), o CPRE recebeu R$ 27 milhões em investimentos voltados à modernização de equipamentos e da estrutura. A apresentação oficial ocorreu na última sexta-feira (11), em cerimônia no cais do porto, com presença de autoridades e representantes da comunidade portuária.
Ação rápida
Com a nova configuração, o CPRE amplia de forma significativa sua atuação. A estrutura está preparada para lidar com incêndios, vazamentos de óleo, combustíveis e produtos químicos (líquidos e gasosos), além de atuar em resgates de animais atingidos por agentes contaminantes. “Estamos prontos para responder com a melhor técnica. Temos uma equipe disponível 24 horas, que recebe treinamento permanente para atendimento a emergências”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Referência nacional em segurança e operação
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que o investimento fortalece a posição do porto como modelo de eficiência e segurança.
“Os portos paranaenses são uma referência para o Brasil e para o mundo em movimentação e, atualmente, também em segurança. Intensificamos os investimentos e agora estamos preparados para responder a novas e possíveis ocorrências”, afirmou.
Equipamentos de ponta para resposta imediata
Entre os equipamentos adquiridos está um moderno caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), com capacidade para 11.600 litros de água e 400 litros de líquido gerador de espuma (LGE), usado no combate a incêndios com líquidos inflamáveis. O veículo possui ainda um canhão monitor que lança até 3.785 litros por minuto e pode operar com água do mar.
Segundo o tenente-coronel Fabrício Frazatto dos Santos, do Corpo de Bombeiros, a empresa responsável pela operação do CPRE manterá atendimento 24 horas, com os bombeiros prontos para coordenar a atuação de brigadistas em situações de maior gravidade.
Estrutura robusta e novos serviços ambientais
Construído em 2016, o prédio do CPRE possui mais de 1.100 m². Originalmente criado para contenção de vazamentos de hidrocarbonetos, o centro agora amplia seu escopo.
“Com o aumento da movimentação de cargas, vimos a necessidade de modernizar a estrutura e ampliar as ações”, explicou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana. “Estamos preparados para atender não apenas aos portos, mas também às empresas do entorno por meio do plano de auxílio mútuo.”
Entre os novos recursos estão roupas de proteção química, barreiras de contenção e absorção, recolhedores de óleo, tanques para armazenamento, além de seis embarcações, veículos de apoio e até um quadriciclo para atuação em áreas de praia.
Defesa Civil e proteção à fauna também ganham espaço
Outro destaque do novo CPRE é a instalação da sede do 6º Núcleo de Atuação Regional (NAR) da Defesa Civil do Paraná, que atua em todo o litoral do Estado. A unidade é responsável por apoiar os municípios em ações de prevenção, resposta e recuperação em situações de desastre.
A estrutura do CPRE também conta com o Centro de Despetrolização de Fauna, destinado ao resgate e reabilitação de animais afetados por contaminantes. O local abriga ambulatório, sala de autópsia, cozinha, espaço de descontaminação, reabilitação e lavanderia para higienização dos materiais.
Sustentabilidade como marca do Porto
Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, a modernização consolida o Porto de Paranaguá como símbolo de progresso e responsabilidade ambiental:
“Desde 1935, o Porto de Paranaguá é o nosso orgulho. Mas agora ele se torna o porto mais sustentável do Brasil, a glória do grande nome do Paraná.”