Rafael Oliveira assume a presidência do SOS de Laranjeiras até 2027
Nova diretoria visa ampliar a rede de apoio e melhoria das ações da instituição, que oferece moradia e apoio social a jovens e promove ações de reintegração familiar
O empresário Rafael Oliveira assumiu oficialmente, na última sexta-feira (1º), a coordenação do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Laranjeiras. A nova diretoria inicia sua gestão com o compromisso de fortalecer o acolhimento institucional oferecido pela entidade, que atua há mais de 40 anos na proteção de crianças e adolescentes.
Fundado em 1º de setembro de 1982, o SOS é fruto de uma parceria entre a prefeitura de Laranjeiras e o Lions Clube, viabilizada por um Promotor de Justiça membro do clube à época. Em 2008, o instituto passou a oferecer oficinas em contraturno social voltadas a crianças e adolescentes do município, ampliando o escopo de atuação e reforçando o compromisso com o desenvolvimento integral dos jovens.
A instituição realiza o acolhimento institucional de crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 0 e 18 anos incompletos, por meio de medidas protetivas determinadas judicialmente. Os acolhimentos ocorrem em casos de violação de direitos ou quando há impossibilidade de cuidado por parte da família. Durante o período em que permanecem na entidade, os acolhidos têm acesso a moradia, alimentação, saúde, educação, lazer e cultura.
Objetivos da nova gestão
Inicialmente, o objetivo do SOS era oferecer alojamento temporário ou permanente a crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua, especialmente em casos de catástrofes naturais. No entanto, em 1994, com a reformulação do estatuto social, a atuação da instituição passou a ser focada exclusivamente no acolhimento institucional de crianças e adolescentes. A principal meta da nova diretoria é dar continuidade ao trabalho já consolidado pela instituição, promovendo um ambiente de acolhimento com amor e dedicação.
A proposta é manter uma diretoria atuante e integrada, além de incentivar os colaboradores a desenvolverem suas atividades com suporte constante. Entre os objetivos do acolhimento institucional estão a reintegração familiar, a inserção em famílias substitutas, a preparação para uma vida autônoma e o encaminhamento ao mercado de trabalho.
Prazo da gestão e número de atendidos
A atual gestão teve início em dia 1º de agosto de 2025 e se estenderá até dezembro de 2027. Atualmente, o SOS acolhe 19 crianças e adolescentes. Além disso, a instituição oferece suporte a famílias que já passaram pelo acolhimento, mas ainda enfrentam dificuldades para suprir as necessidades básicas de seus filhos. “É um trabalho gratificante, porque não se trata apenas do nosso bem-estar social, mas o de crianças que precisam, que muitas vezes na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento integral e o futuro dessa criança”, destaca Rafael.
Melhorias e parcerias
Segundo o novo coordenador, a diretoria continuará buscando parcerias que possam contribuir com a infraestrutura da instituição e com o atendimento às necessidades cotidianas dos acolhidos. O objetivo é manter e ampliar a rede de apoio que possibilita o bom funcionamento dos serviços prestados.A nova gestão também pretende anunciar em breve outras ações e iniciativas voltadas à ampliação do alcance da instituição e à melhoria dos serviços oferecidos, sempre com foco na proteção integral das crianças e adolescentes atendidos.