Operação no RN mobiliza 100 policiais em 22 horas de cerco e termina com morte de foragido

Marcelo Bastos, de 32 anos, o ‘Pica-Pau’, estava na lista do Ministério da Justiça; ação deixou Extremoz (RN) em clima de tensão no dia 26 de julho

O Fantástico da TV Globo exibiu, ontem (10), detalhes da operação que resultou no cerco final a Marcelo Bastos, de 32 anos, conhecido como Pica-Pau, considerado o homem mais procurado do Rio Grande do Norte. A ação ocorreu no município de Extremoz, conhecido pela praia de Genipabu, e manteve a cidade em alerta por 22 horas no dia 26 de julho.
Marcelo figurava na lista do Ministério da Justiça e, de acordo com a polícia, era apontado como líder da facção ‘Novo Cangaço’, dissidência do ‘Sindicato do Crime’ com atuação em todo o estado. Ele era investigado por roubos a bancos, veículos de luxo e assassinatos. No período de um mês, teria participado de pelo menos 14 homicídios.

Início da operação
A mobilização policial teve início após investigações sobre um carro roubado. Ao chegar ao endereço investigado, os policiais foram recebidos com disparos vindos de dentro da residência. Ao mesmo tempo, equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) já acompanhavam os passos de Pica-Pau e seguiam para cumprir um mandado de prisão contra ele.
O bairro Porta do Sol foi cercado por mais de 100 agentes, entre policiais civis e integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). O clima de tensão fez com que moradores permanecessem dentro de casa, assustados com o som intenso de tiros e explosões.

Confronto e desfecho
Durante o cerco, a polícia tentou a rendição de Marcelo, inclusive levando sua irmã para dialogar com ele. Apesar das tentativas, ele recusou-se a se entregar. Após 22 horas de confronto, Marcelo Bastos, sua namorada e um comparsa foram mortos.A residência onde estavam ficou totalmente destruída e apresentou marcas de mais de 3 mil disparos. De acordo com a Polícia Federal, essa foi a maior troca de tiros já registrada no Rio Grande do Norte. Seis policiais ficaram feridos na ação.