Poupatempo começa a atender no estado em outubro; veja serviços e horários

Atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em ambientes acessíveis e padronizados, com áreas de espera, guichês e estacionamento

A partir de outubro, entram em funcionamento as primeiras unidades do ‘Poupatempo Paraná’. O modelo, desenvolvido pelo Governo do Estado, reúne em um só local serviços de diferentes órgãos estaduais, com a proposta de oferecer praticidade e rapidez ao atendimento da população nas maiores cidades do Paraná.
O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os espaços contam com estruturas padronizadas e acessíveis, incluindo áreas de espera, guichês de atendimento e estacionamento, em ambientes planejados para garantir conforto e agilidade.

Serviços disponíveis
Mais de 100 serviços estarão à disposição dos cidadãos. Entre eles, emissão da nova Carteira de Identidade, atendimento do Detran-PR relacionado a veículos e habilitação, além de cadastro para interessados no programa ‘Casa Fácil Paraná’ e consultas de contratos com a Cohapar. Também serão ofertados serviços da Copel, como segunda via de contas de energia, pedidos de religação ou desligamento e atualização de cadastro. Na Sanepar, será possível solicitar segunda via de faturas, pedir ligações e desligamentos de ramais ou registrar pedidos de reparos. Outros atendimentos incluem encaminhamento para seguro-desemprego, inscrições em vagas das Agências do Trabalhador e serviços das secretarias da Educação, Administração e Previdência e Fazenda, além de órgãos como a Jucepar.

Agendamento obrigatório
O atendimento deverá ser agendado previamente pelo portal ou aplicativo oficial, disponível para sistemas Android e iOS. Outra opção será o uso de totens de autoatendimento instalados nas unidades, alguns deles com funcionamento em horário estendido. O cidadão poderá escolher entre três modalidades:

  • Presencial: agendamento online, comparecimento à unidade e atendimento após triagem;
  • Videochamada: atendimento remoto em data e horário marcados;
  • Digital: acesso direto aos serviços pelo portal, aplicativo ou totens.

As primeiras unidades foram definidas com base no fluxo populacional e acessibilidade regional. Todas contarão com ambientes modernos, estacionamento e acessibilidade.

Endereços confirmados:

  • Curitiba: Av. 7 de Setembro, 2775 (Shopping Estação) / BR 116, 16303 (Park Shopping Boulevard, Pinheirinho) / Av. Paraná, 2272 (Boa Vista)
  • Londrina: Av. Theodoro Victorelli, 150 (Boulevard Shopping Londrina)
  • Maringá: Av. Tuiuti, 710 (Shopping Cidade Maringá)
  • Ponta Grossa: Rua Hermelino de Leão, 703 (Palladium Shopping PG)
  • São José dos Pinhais: Rua Dona Izabel a Redendora, 1434 (Shopping São José)
  • Foz do Iguaçu: Av. Costa e Silva, 185 (Cataratas JL Shopping)
  • Cascavel: Av. Toledo, 432 (Cascavel JL Shopping)
  • Umuarama: Av. Paraná, 8455 (Palladium Shopping Umuarama)
  • Apucarana: Rua Nagib Daher, 43 (Centro)

Outras cidades, como Guarapuava, Colombo, Paranaguá, Campo Mourão, Pinhais, Toledo, Campo Largo e Arapongas, terão os endereços divulgados em breve.

Expectativa de atendimentos e investimentos
O contrato firmado entre o Governo do Estado e o Consórcio PR Cidadania – composto pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda – prevê cerca de 7 milhões de atendimentos por ano nas 20 unidades, média de 27 mil por dia. O investimento total é de R$ 871,3 milhões ao longo de cinco anos. Cada atendimento terá custo médio de R$ 27,07, valor quase 70% menor em relação ao atual. A economia estimada ultrapassa R$ 2 bilhões durante a vigência do contrato.