Sicredi Grandes Lagos: “Nova sede reforça a confiança dos associados”, diz presidente Orlando Muffato
Com investimento de R$ 57 milhões, prédio de 10 mil m² amplia a presença da cooperativa, que já soma 30 agências no Paraná e no litoral de São Paulo
Quem trafega pela rua Expedicionário João Maria, em Laranjeiras do Sul, não tem como não notar: o imponente edifício de oito pavimentos (sete andares, mais o subsolo) já se destaca no horizonte. A sede administrativa própria do Sicredi Grandes Lagos em Laranjeiras do Sul, já caminha para sua finalização.
A inauguração, no entanto, segundo o presidente da cooperativa, Orlando Muffato, deve ficar para 2026. O prédio, com quase 10 mil m² de área, concentrará os serviços de apoio às 30 agências da cooperativa, que hoje atendem mais de 57 mil associados no Paraná e também no litoral de São Paulo, incluindo Santos e a Baixada Santista.
De acordo com o presidente Muffato, o empreendimento representa um marco para a cooperativa. “Essa estrutura representa um grande passo para nossa cooperativa. Daremos melhor suporte às nossas agências e vamos evoluir no atendimento e conforto aos associados”, explica.
Inauguração prevista para 2026
A construção, que envolve mais de 21 projetos integrados, teve avanços e também contratempos típicos de obras de grande porte. “Obra sempre é algo que às vezes foge um pouco do controle, mesmo com planejamento. Mas estamos tranquilos, a construção está andando bem e já é visível o progresso”, destacou Muffato.
O presidente confirmou que a inauguração será no próximo ano. “Nossa expectativa é inaugurar em 2026, porque depois da conclusão ainda há toda a parte interna, mobiliário, automação e acabamentos”, disse.
Estrutura moderna e multifuncional
O edifício foi planejado para atender demandas administrativas, de capacitação e de eventos. No subsolo, haverá estacionamento. No térreo, funcionará a agência Sicredi que atualmente está na Rua 15 de Novembro e será transferida para o novo espaço.
O segundo pavimento contará com um auditório para mais de 400 pessoas e salas de treinamento com capacidade para 60 participantes. O terceiro andar terá áreas para eventos e alimentação. Os pavimentos intermediários abrigarão equipes administrativas, enquanto o quarto ficará reservado para futuras expansões.
No sétimo andar estarão as salas do Conselho, da Diretoria e da Presidência, além de salas de reuniões. “Ali será o coração estratégico da cooperativa”, ressaltou Muffato.
Investimento transparente
O orçamento inicial da obra foi de R$ 57 milhões, sem considerar mobiliário e equipamentos. Muffato reforça que o processo é transparente. “Esse valor refere-se à construção em si. Há ainda complementos de projetos, especialmente de instalações elétricas e mobiliário. Mas sempre trabalhamos de forma transparente e, no momento oportuno, prestaremos contas aos associados de tudo o que foi investido”, afirma.
Com a nova sede em Laranjeiras do Sul, a cooperativa de crédito Sicredi Grandes Lagos reforça sua presença no Paraná e em São Paulo, consolidando-se como uma das cooperativas mais importantes da região. “Essa obra será um marco para a história da nossa cooperativa”, conclui Muffato.