Câmara de Quedas cobra soluções em Curitiba para crise do leite

Encontro com Márcio Nunes e parlamentares estaduais discutiu queda no consumo e antidumping do leite em pó; “há espaço para avançarmos”, afirmou Meysson Vettorello

A Câmara de Quedas do Iguaçu esteve representada em Curitiba, nesta semana (30), em reunião que discutiu a crise enfrentada pelos produtores de leite do Paraná. Participaram do encontro a presidente em exercício Carlise Priscila Kazmierczak, e os vereadores Edimir Kozak e Aparecido Pereira dos Santos (Cidão).

Autoridades presentes
A reunião contou com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Márcio Nunes, e foi articulada pelos deputados estaduais Oziel Luiz de Souza, o Batatinha (MDB), e Adão Litro (PSD), a pedido da Câmara de Quedas do Iguaçu. Também participaram os deputados Luis Corti (PSB), o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, o presidente da Adapar, Otamir César Martins, o chefe do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, representantes do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) e da coordenação do Programa Leite das Crianças (PLC).O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ronei Volpi, também acompanhou o debate, que abordou principalmente o processo antidumping do leite em pó importado.

Ampliação do consumo e fortalecimento de programas
Durante o encontro, foram discutidas medidas para ampliar o consumo de leite no Estado, incluindo a oferta da bebida em instituições públicas e a expansão da faixa etária atendida pelo Programa Leite das Crianças. Atualmente, o programa atende 90 mil crianças, ante 160 mil em anos anteriores.

Fiscalização e combate a práticas irregulares
Outras pautas incluíram a necessidade de campanhas sobre os benefícios do leite, fiscalização para coibir práticas como reidratação e uso de gordura vegetal em laticínios, controle da entrada de leite em pó pelas fronteiras e o equilíbrio das relações entre indústria e supermercados, consideradas prejudiciais aos produtores.

Produtores destacam avanços
O presidente da Associação de Produtores de Leite de Espigão Alto e Quedas do Iguaçu, Meysson Vettorello, ressaltou a importância dos encaminhamentos. “Defendemos a ampliação do programa Leite da Criança, campanhas de incentivo ao consumo e maior fiscalização. O governo do Estado demonstrou conhecimento da situação e nos passou segurança de que há espaço para avançarmos”, afirmou.

Antidumping do leite em pó
O representante da CNA, Ronei Volpi, informou que o governo federal prorrogou o prazo para decisão sobre o antidumping do leite em pó importado, inicialmente previsto para 30 de setembro. Para os produtores, o adiamento reflete a pressão exercida em Brasília e as mobilizações no Paraná.

Relevância política
A vereadora Carlise destacou o papel do Legislativo municipal. “Essa reunião foi um espaço de escuta e diálogo, em que pudemos reforçar a urgência de medidas para apoiar os produtores de leite. Seguimos confiantes de que, com união, será possível avançar em soluções concretas para a nossa região”, declarou.