Enchente isola Goioxim e causa prejuízo de R$ 2 milhões

Chuva intensa alagou 66 casas, deixou 168 famílias ilhadas e destruiu pontes e estradas; população pode ajudar com doações de móveis, higiene básica ou via PIX 01.607.627/0007-78

Goioxim ficou isolado após as fortes chuvas que atingiram a região na última terça-feira (28). De acordo com o prefeito Eder dos Santos (Eder da Balsa) (PSB), os danos provocados pela enxurrada somam cerca de R$ 2 milhões.
Segundo a Defesa Civil, 66 residências da área urbana foram atingidas, e aproximadamente 80% das comunidades rurais ficaram ilhadas, afetando 168 famílias da cidade. A chuva teve início por volta da meia-noite, persistiu durante todo o dia e cessou apenas no fim da tarde, por volta das 18 horas.

Rio Juquiá
Durante a manhã, a ponte sobre o Rio Juquiá — principal acesso ao município pela PR-364 — ficou submersa, interrompendo o tráfego. Na manhã de ontem (29), o nível da água baixou, permitindo a liberação dos acessos.
Embora Goioxim não conte com estação meteorológica própria, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que, em Cantagalo, cidade a cerca de 35 quilômetros, o volume de chuva chegou a 78 milímetros.

Prejuizos
Moradores relataram perdas significativas e situações de emergência. “A água subiu muito rápido. As casas dos vizinhos ficaram completamente alagadas. Todo mundo se ajudou como podia, tentando salvar o que dava”, contou o morador Mailson José Cordeiro.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que equipes trabalharam para restabelecer a energia em 53 unidades consumidoras afetadas. Já a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) comunicou que os poços voltaram a operar, mas a rede de distribuição ainda passa por reparos.

Eventos adiados
Em nota oficial, o prefeito informou que, em razão do estado de calamidade, as festividades que aconteceriam ontem (29) e hoje (30) foram adiadas. “Neste momento, todas as nossas forças e recursos estão concentrados em atender as famílias afetadas e restabelecer a normalidade em nossa cidade”, diz o comunicado.Eder ressaltou que uma nova data para o evento será divulgada assim que possível e agradeceu a compreensão da população. “Juntos, vamos superar este momento e reconstruir o que for necessário”, conclui a nota.A prefeitura montou uma força-tarefa no ginásio de esportes municipal para abrigar as famílias desalojadas e distribuir doações. O prefeito Eder destacou que a situação é crítica tanto na área urbana quanto na rural. “No interior, o maior problema é o isolamento. Pontes foram levadas, bueiros destruídos e estradas estão praticamente intransitáveis”, afirmou.As doações podem ser realizadas presencialmente, com prioridade para itens de higiene pessoal, roupas, colchões, alimentos e água potável. Também é possível contribuir via PIX, utilizando a chave 01.607.627/0007-78.