Gabarito do primeiro domingo de prova será divulgado amanhã (13)

Consulta poderá ser feita na Página do Participante, na área de Provas e Gabaritos do portal do INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará amanhã (13) o gabarito oficial das provas objetivas do Enem 2025. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva em Brasília, após o primeiro dia de aplicação do exame, realizado no domingo (09).
A data antecipa o cronograma previsto no edital, que permitia a publicação até o décimo dia útil após o segundo dia de provas, ou seja, até 28 de novembro. Os participantes poderão consultar as respostas na Página do Participante, disponível no portal do Inep.

Provas aplicadas em todo o país
No primeiro dia, cerca de 3,51 milhões de candidatos compareceram para resolver 90 questões objetivas, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além da redação, que teve como tema ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’. As provas foram aplicadas em 164.906 salas, distribuídas por 1.805 municípios em todos os estados.

Próximas etapas do exame
O segundo dia de aplicação ocorre no próximo domingo (16), quando os candidatos responderão a 90 questões de matemática e ciências da natureza (biologia, química e física). O exame terá duração de cinco horas. Pedidos de reaplicação poderão ser feitos de 17 a 21 de novembro, até o meio-dia, na Página do Participante. O recurso é válido para quem teve problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas comprovadas.
Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 07 de dezembro, devido à realização da COP30. Já a reaplicação nacional está prevista para 16 e 17 de dezembro.

Resultados e certificação
O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro de 2026, em data ainda a ser confirmada pelo Inep. Para os treineiros, as notas estarão disponíveis 60 dias após a publicação oficial. O Enem segue como a principal porta de entrada para o ensino superior no país, por meio do SISU e do Prouni. Nesta edição, o exame também voltou a servir para certificação do ensino médio, com 98 mil inscritos maiores de 18 anos solicitando o documento.
Para obter o certificado, é necessário atingir 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.