Ensino é retomado após destruição das escolas em Rio Bonito do Iguaçu
Aulas recomeçam entre o município e Laranjeiras com estruturas emergenciais, apoio voluntário e operação reforçada pelo envio de 14 ônibus pelo Estado
O dia de ontem (18) marcou como o primeiro dia de aulas para os estudantes de Rio Bonito do Iguaçu, que foram transferidos, em sua maioria, para Laranjeiras, após a destruição de unidades educacionais do município. O momento foi marcado por acolhimento, reorganização e um grande esforço coletivo. A secretária de Educação, Eliane Dal Castel, detalhou o processo de realocação dos alunos e o trabalho de emergência realizado para garantir que nenhuma criança ficasse sem atendimento.
Atendimento emergencial nos CMEIs
Segundo ela, as equipes priorizaram o atendimento imediato das crianças dos CMEIs Dona Laura e Pedacinho do Céu, ambos atingidos. “As crianças dos Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) Dona Laura e Pedacinho do Céu já estão sendo atendidas no espaço da Dona Laura, porque os dois foram atingidos, mas o da Dona Laura um pouco menos”, explicou. Para isso, foi necessária uma força-tarefa de adequações estruturais.
“As frentes de trabalho, os voluntários de lá, principalmente do Depen, realizaram melhorias, transformaram o local em uma forma de abrigo, para organizar o espaço para receber esses alunos. A Unioeste também esteve ali todo o tempo organizando, cobrindo, limpando, e ontem (18) à tarde foi feita a entrega desse espaço”, relatou. As aulas no local foram retomadas na última segunda-feira (17), lembrou a secretária.
Acolhimento em Laranjeiras
A situação mais crítica foi a da Escola Rio Bonito do Iguaçu, ‘que foi totalmente destruída’. Por isso, a secretaria realizou já na manhã desta terça (18) o transporte dos estudantes até o Ceebja, em Laranjeiras. Antes do retorno das atividades, houve um cuidado especial com a equipe escolar. “Ontem foi feito todo o acolhimento aos professores, com o pessoal da Força Nacional do SUS, psicólogos, que fizeram toda a orientação, um trabalho de preparação para acolhimento das crianças”, afirmou.
A rede estadual também enfrentou perdas importantes. O Colégio Ludovica Safraider, que possui aproximadamente 400 alunos e foi destruído, teve seus estudantes realocados igualmente. “Os alunos da rede estadual foram levados para o espaço da UFFS”, informou Eliane.
Frota 100% restabelecida
Apesar dos danos, a maior parte das escolas do município já retomou completamente sua rotina para concluir o ano letivo. O Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos reabriu nesta terça (18) para seus 128 alunos. O Governo do Paraná destinou R$ 10 milhões para as obras, com previsão de conclusão no início de 2026.
“As demais escolas da rede municipal de ensino, assim como a rede estadual de ensino, as escolas do campo, todas retornaram 100% com o transporte normal”, disse a secretária. A operação só foi possível após o reforço do governo estadual. “Nós tínhamos muita falta na demanda de ônibus, mas o governo do estado nos enviou 14 ônibus para podermos suprir e realizar esse transporte. Então hoje ele já voltou com a frota 100%, tudo certo”.
Aumento gradual da presença dos alunos
Com a recomposição da logística e a reorganização dos espaços, Eliane avalia que a presença dos estudantes deve crescer gradualmente. “A gente acredita que no correr dos dias os pais vão mandando e vai aumentando as demandas nas escolas”, concluiu. Segundo Eliane, a retomada das aulas representa um passo fundamental no processo de reconstrução de Rio Bonito, segundo a rede de ensino local, que segue contando com apoio de voluntários, instituições e órgãos públicos para garantir segurança e estabilidade às crianças e às famílias impactadas.



