Megaoperação da PCPR prende 56 suspeitos e desmonta atuação de grupo criminoso no Sudoeste

Ação simultânea envolveu mais de 200 agentes e cumpriu ordens de prisão e busca em 17 municípios do Paraná

Megaoperação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) resultou na prisão de 56 pessoas na manhã desta sexta-feira (5), durante uma ação coordenada para desarticular uma organização criminosa com atuação nas regiões Sudoeste, Sul e Norte Pioneiro do Estado. A ação interrompeu as atividades do grupo e mobilizou policiais civis, militares e penais em diferentes pontos do Paraná.

A ofensiva contou com apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Penal do Paraná (PPPR), sendo realizada de forma simultânea em 17 municípios: Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Salto do Lontra, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema, Pato Branco, Coronel Vivida, Mangueirinha, Palmas, Clevelândia, Itapejara D’Oeste, União da Vitória e Siqueira Campos.

Ao todo, foram cumpridas 46 prisões preventivas e 10 prisões em flagrante, além de 54 mandados de busca domiciliar. As medidas foram autorizadas pelo juízo das garantias da Comarca de Dois Vizinhos após representação da Polícia Civil. Mais de 200 agentes participaram da operação, que utilizou viaturas, helicóptero e cães de faro.

Buscas realizadas

O delegado Rafael Tavares informou que nove dos 60 investigados já estavam no sistema penitenciário e também foram alvo de mandados, com buscas realizadas dentro das unidades prisionais pela equipe da Polícia Penal. “As investigações começaram em outubro e indicam que os suspeitos faziam parte de um grupo vinculado a uma organização criminosa de atuação nacional”, afirmou.

De acordo com a delegada Natália Morari, os investigados utilizavam aplicativos de mensagens para tratar de crimes como homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e para repassar informações sobre operações policiais. Durante as diligências, foram apreendidas armas de fogo, munições, porções de crack, cocaína e maconha, além de balanças de precisão e celulares, que passarão por perícia.

Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. A PCPR segue com diligências para localizar outras 13 pessoas que permanecem foragidas.