“O asfalto da PR-565 vai chegar até a balsa de Porto Santana”, diz prefeito Volff

A ampliação de 7,2 quilômetros tem apoio do deputado Ademar Traiano e o projeto já está em andamento

Em pronunciamento oficial na última semana (24), o prefeito Vanderlei Volff anunciou a tão aguardada continuidade das obras de pavimentação da PR-565, que liga a sede do município ao distrito de Porto Santana e, em breve, se estenderá até a Balsa que faz divisa com Chopinzinho.

Primeira etapa já concluída

Durante o anúncio, o prefeito destacou que os primeiros 10 quilômetros de asfalto já foram concluídos, beneficiando moradores desde a região da cooperativa Coasul até a comunidade Pinhal Preto. Essa fase foi viabilizada por meio do programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), com recursos aprovados pela população em audiências públicas. “Foi um ótimo investimento. Hoje podemos ver o benefício chegando às famílias, ao produtor rural, à comunidade que depende dessa via para se deslocar com segurança e dignidade”, ressaltou Volff.

Nova fase: mais 7,2 quilômetros

A novidade anunciada é a ampliação da pavimentação com mais 7,2 quilômetros, ligando Porto Santana à Balsa – ponto estratégico na divisa com o município de Chopinzinho. Segundo o prefeito, essa nova etapa será executada com recursos do Governo do Estado, a fundo perdido, ou seja, sem necessidade de contrapartida financeira do município. Assim como em toda a obra de asfalto da PR-565, a prefeitura disponibilizará maquinário para readequação da estrada, visto que o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/PR) exige a metragem de largura da via.

O anúncio vem após reuniões em Curitiba com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes, e o deputado Ademar Traiano.

“O projeto já está em andamento, a documentação sendo finalizada e o DER com todas as liberações prontas. Estamos trabalhando com agilidade e responsabilidade para iniciar essa etapa o mais breve possível”, garantiu o prefeito.

Mobilidade e desenvolvimento

O novo trecho integra o projeto da chamada ‘Estrada da Integração’, que visa estreitar as conexões entre municípios vizinhos, promovendo o escoamento da produção, incentivando o turismo local e facilitando o acesso a serviços e mercados. O trecho total, que inicia na comunidade Pinhal Preto e continua até a balsa é de 9 quilômetros. A avenida do distrito já conta com pavimentação, então o caminho que necessita de asfalto é de 5,6 quilômetros antes de Porto Santana e cerca de 2 quilômetros até o rio. “Este assunto está garantido e encerrado”.

Além disso, o prefeito revelou uma meta ainda mais ambiciosa: asfaltar mais de 30 quilômetros no interior do município até o fim de seu segundo mandato. “Essa conquista não é só minha, nem da vice-prefeita, é do povo de Porto Barreiro. É o resultado de um trabalho coletivo, com foco no bem-estar da nossa população”, finalizou.

Nova audiência pública

Como parte do compromisso com a transparência e a escuta ativa da população, a prefeitura de Porto Barreiro convocou uma audiência pública para o dia 2 de junho, às 13h30, no Clube de Mães do distrito de Porto Santana.

O objetivo é apresentar os detalhes da nova fase da obra, esclarecer dúvidas e abrir espaço para sugestões da comunidade. A expectativa é de ampla participação popular, especialmente dos moradores que serão diretamente beneficiados com o novo trecho.

Comentários estão fechados.