UFFS oferece formação continuada a professores do NRE de Laranjeiras
Programa já beneficiou mais de 300 docentes das redes municipais e estaduais de educação básica
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul – iniciou um projeto de formação continuada destinado a professores das redes municipais e estaduais de municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras.
Intitulado ‘Formação continuada para educadores da Educação Básica na região de abrangência do NRE de Laranjeiras do Sul: Discussões em Políticas e Psicologia Educacional’, o programa tem como foco a qualificação docente e o fortalecimento da educação básica na região. O principal objetivo é desenvolver e implementar ações permanentes de formação junto às escolas do NRE, contribuindo para o aprimoramento profissional dos professores.
Equipe e áreas de atuação
O projeto é coordenado pelos docentes Ana Paola Sganderla (Psicologia da Educação), Régis Clemente da Costa (Políticas Públicas) e Cristiano Durat (Educação e Relações Étnico-Raciais), com a participação da bolsista de extensão da Fundação Araucária, Larissa Stefane Firmino Souza.
Início das atividades e público participante
Segundo os professores da UFFS, a iniciativa surgiu da necessidade de oferecer cursos de aperfeiçoamento e atualização que atendam às demandas reais dos professores na mediação didática dos conteúdos. Desde o início de 2025, o projeto já promoveu mais de cinco encontros, reunindo cerca de 300 professores da educação básica de municípios como Laranjeiras, Cantagalo e Rio Bonito, envolvendo escolas como o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e a Escola Itinerante Herdeiros do Saber.
Temas abordados
Os conteúdos das formações são definidos com base nas necessidades identificadas pelos próprios professores. Entre os temas trabalhados estão:
- Políticas públicas educacionais
- Aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural
- O professor como mediador da aprendizagem
- O conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental
- Medicalização da vida e da educação
- Educação das relações étnico-raciais
Importância da formação continuada
Os docentes ressaltam que esses encontros contribuem para qualificar a prática docente e estimular reflexões sobre questões contemporâneas. Eles afirmam que a formação deve resgatar a dimensão epistemológica do professor e fortalecer a mediação didática do conhecimento científico, muitas vezes negligenciada nas políticas de formação e na rotina escolar.
Formação colaborativa e interdisciplinar
Para os organizadores, a continuidade e eficácia da formação dependem de projetos de extensão interdisciplinares, construídos de forma colaborativa. “É fundamental que professores de diferentes áreas se unam para oferecer propostas consistentes, baseadas na realidade e nas demandas educacionais concretas, promovendo melhorias nos processos de ensino e aprendizagem”, destacam.