Conselho Municipal da Juventude de Chopinzinho é aprovado

Com o intuito de buscar políticas públicas em diversas áreas como educação, saúde, emprego e renda, o grupo realizou a primeira sessão e elegeu a diretoria

Na sexta-feira (5), a juventude de Chopinzinho esteve na primeira reunião do recém-aprovado Conselho Municipal da Juventude. Após a aprovação na Câmara de Vereadores, o conselho teve sua primeira sessão, que incluiu a eleição de sua diretoria, tendo Gabriel Sangaletti Witcoski como presidente e Emanuel Pablo Dalmaso como vice-presidente. O órgão será sediado na secretaria de Assistência Social Mulher e Família.

Espontaneidade
Gabriel destacou a espontaneidade e a importância do movimento. “Ele surgiu a partir de nós para trazer mais políticas públicas para os jovens”, afirmou. Ele enfatizou a necessidade de os jovens se envolverem mais na política local, algo que anteriormente não ocorria na região. “O papel dos jovens é, nesse primeiro momento, se colocar em evidência. Aparecer no jogo político, coisa que não acontecia anteriormente na região”, comentou Witcoski.

Foco em políticas públicas para a juventude
Witcoski ressaltou que o principal objetivo do conselho é trabalhar em políticas públicas direcionadas à juventude, abordando diversas áreas como educação, saúde, emprego e renda, esporte, cultura, meio ambiente, segurança e enfretamento às drogas. Ele enfatizou a importância de alinhar as ações do conselho com outros setores do poder público municipal. “Acreditamos que as áreas de atuação devem estar alinhadas, sempre conversando com os outros setores, mas principalmente com a política voltada propriamente para políticas voltadas para os jovens”, explicou o presidente do conselho.

Desafios e perspectivas
Sobre os desafios, o presidente do conselho mencionou a necessidade de enfrentar obstáculos relacionados à aceitação e liberdade na atuação política. “Os desafios são um pouco mapeáveis nesse primeiro momento, uma aceitação e uma liberdade no campo da atuação político”, comentou. “Estaremos enfrentando eles, sempre na alçada da lei, respeitando a legalidade, evitando questões partidárias e focados principalmente nos objetivos da juventude”, acrescentou Witcoski.

Convite
Por fim, Witcoski deixou um convite aberto à comunidade para trazerem suas pautas e propostas ao conselho. “Deixo o conselho à disposição para que tragam pautas, para que tragam proposições e aos grupos que estão sendo representados, busquem os seus representantes e por meio deles tragam essas pautas. Nós queremos promover o máximo de representatividade possível dentro do âmbito da juventude”, concluiu