Quais são seus valores?

Caro leitor, o que você gostaria que a sua vida significasse para os outros? Sabe dizer quais são os pontos altos de sua vida? Imagine seu funeral, o que você gostaria que as pessoas dissessem a seu respeito. Se alguma destas respostas te perturba a ponto de se sentir incompreendido, ou achando que tudo deve ser previsível e dentro de um controle, temo em lhe dizer que suas emoções estão controlando sua vida.

As emoções estão frequentemente conectadas com nossos valores, ou ao que julgamos importantes naquele momento, mas com frequência tendemos a distração e ficamos realmente perturbados com a opinião das pessoas a nosso respeito. Porém, se temos clareza de nossos valores, a opinião alheia sai do papel de protagonista na nossa vida e assume seu real lugar: figurante.

Para definir valores, gosto de perguntar quais comportamentos e atitudes eu não abriria mão em hipótese alguma, em determinada situação. Quando tenho a resposta, aí que está a descoberta de um valor, algo que para mim é importante, que eu admiro e é inegociável. Vou exemplificar: quando presto um atendimento a um paciente, me organizo antecipadamente, organizo o local em que vou atende-lo, o material e sou pontual, quando vou ser atendida por alguém também gosto muito quando percebo essas características, logo posso dizer que um dos meus valores é a reponsabilidade.

Mesmo vivendo de acordo com nossos valores, ainda assim podemos nos sentir incomodados com as coisas e a opinião alheia. Contudo, temos os sentimentos certos e sobre as coisas certas, por exemplo: faz sentido eu me aborrecer por conta dos sucessivos atrasos do meu paciente? Vou sentir frustração por conta da desorganização da minha agenda, porém pelo paciente sinto empatia pelo momento confuso que está vivendo. A minha emoção não é agradável, mas eu a senti pela razão certa.

Quando você é honesto consigo não vai agradar todo mundo, porém isso diz apenas que os incomodados não conseguem aceitar a realidade, as pessoas sempre discordaram umas das outras, quanto antes  entender que o problema é delas e não seu, mais cedo a vida fica mais leve.

Até a próxima semana

@neziapsicologa.

CRP:08 /31716.

TEL:99802-5668.