Quarta-Feira de Cinzas

Caros leitores,
Coincide com dia seguinte à terça-feira de Carnaval, designada por “Dia das Cinzas”. A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da quaresma no calendário cristão ocidental. Neste dia, as cinzas que os cristãos católicos recebem são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando à passageira e transitória fragilidade da vida humana.
Também, nesta data a igreja católica aconselha seus fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Um dia para recorda-se da mortalidade humana, sendo que, missas são rezadas tradicionalmente. Visto que, as cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Inclusive a estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com o costume, o celebrante utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fonte de cada fiel, proferindo a seguinte frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Sendo assim, a quaresma é exatamente uma contraposição a tudo o que representa o Carnaval. A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é relembrarmos que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena pode ser construída aqui. É uma ilusão perigosa, pois tudo é transitório nada é eterno. Assim como, Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, deixando de lado por 40 dias de uma coisa que gosta, ou de algo que mais se identificar, neste caso com a igreja, é colocado como prioridade a carne.
No entanto, independentemente de Religião ou Crença, eu tomei a liberdade de escrever esta coluna por essa data tão relevante para os cristãos, uma das mais respeitadas entre os católicos e outras mais denominações. Então, busquemos deixar de lado o egoísmo, inveja, o ódio, rancor, a mágoa e dentre outras mais, pois todos nós somos iguais.