Saiba tudo sobre a III Feira de Ciências da Cantu da UFFS

Bateria caseira, foguete de garrafa PET, macaco hidráulico, máquina de choque, gelo quente, minigerador eólico. Esses são alguns dos experimentos

Bateria caseira, foguete de garrafa PET, macaco hidráulico, máquina de choque, gelo quente, minigerador eólico. Esses são alguns dos experimentos que serão apresentados durante a III Feira de Ciências da Cantu na UFFS, que ocorre na próxima terça-feira (5) na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul.

A Feira que acontecerá no Bloco A do Campus contará com, aproximadamente, 600 participantes, entre estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior, que farão demonstração de 175 experimentos das áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e outras (como Tecnologias, Fotografia, Desenho e Decoração). Os estudantes e professores fazem parte de 34 instituições de ensino de 15 municípios da região.

A primeira edição da Feira, realizada em 2017, contou com 86 trabalhos inscritos, de 20 instituições de ensino de seis cidades, totalizando 300 apresentadores e 300 visitantes. Na segunda edição, realizada em 2018, tivemos uma participação ainda maior, com 123 trabalhos inscritos e cerca de 400 apresentadores, envolvendo 27 instituições de ensino de 10 cidades da região, e recebemos a visita de, aproximadamente, 700 pessoas.

A expectativa com a realização da III Feira de Ciências da Cantu na UFFS é de que tenhamos trabalhos de alto nível, assim como tivemos nos anos anteriores, e que recebamos um grande número de visitantes. Toda a comunidade está convidada para visitar a Feira, conferir os experimentos e prestigiar os trabalhos que serão apresentados.

Premiação

Os apresentadores da III Feira de Ciências da Cantu na UFFS deste ano concorrem a duas premiações diferentes e independentes. Uma premiação ocorrerá dentro das três categorias de inscrição: Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Ensino Superior. A outra será uma premiação geral para o trabalho destaque da Feira.

A premiação dentro das três categorias será definida com base nas notas atribuídas aos grupos pelas bancas avaliadoras. Serão pontuados os seguintes requisitos: apresentação, execução do experimento, explicação do fenômeno e criatividade. Recebem premiação 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria.

Já o trabalho destaque da Feira, que será escolhido dentre todos os trabalhos participantes do evento, será escolhido pelo público visitante. No ato do credenciamento, os visitantes receberão uma cédula de votação para que, após visitarem os trabalhos, possam votar no trabalho que consideram o mais interessante do seu ponto de vista. O trabalho mais votado ganhará uma caderneta de poupança no valor de R$ 500.

Para votar no trabalho destaque, a orientação é visitar o maior número de trabalhos que conseguir, indicar na cédula o número do trabalho que considera o mais interessante e depositar o voto na urna, que estará disponível ao lado da mesa de informações, até as 14h.

A escolha do trabalho destaque será realizada exclusivamente pelo voto dos visitantes.

Além das premiações, uma novidade para esta edição é que os 10 melhores trabalhos de cada categoria serão convidados para publicar um resumo do trabalho na primeira edição da Revista Eletrônica Interdisciplinar do Campus Laranjeiras do Sul da UFFS, que será lançada nos próximos meses.

 

Certificação

Todos os apresentadores de trabalho que preencheram seus dados corretamente no ato da inscrição e tiverem frequência mínima no evento serão certificados.

Os visitantes que se credenciarem também receberão certificados de participação, na hora e local do evento.

________________________________________________________________________________

Fale com a UFFS, como funciona nossa coluna:

Tem uma dúvida referente ao funcionamento da UFFS? Sobre nossos cursos? Dúvidas referentes ao seu empreendimento, negócio, propriedade rural, sua vida financeira? Nos encaminhe! Buscaremos um especialista no assunto entre os nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, que responderá seu questionamento nas próximas edições da coluna.

 

Te esperamos na próxima semana, aguardamos sua participação!

 

Você pode mandar suas dúvidas aqui:

WhatsApp: (42) 99999-9732

E-mail: [email protected]

________________________________________________________________________________