Tecnologia, educação e gestão: o alinhamento necessário

Por Anderson Daniel Stochero, Patrícia Lazzarotti Garcia e Helenice Reis

As transformações no contexto educacional se apresentam como constantes e pertinentes em todos os níveis, o exemplo mais recente que temos é o da pandemia da covid-19, a qual fez com que se acelerasse a inserção de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, bem como levando à adaptação de professores e alunos a essa nova realidade.

Nesse sentido, vale destacar que, no atual momento, estamos em busca da identificação, compreensão e desenvolvimento de tecnologias, ferramentas e materiais educacionais digitais que contribuam significativamente ao processo educacional, possibilitando uma formação alinhada com as competências e habilidades necessárias aos profissionais do futuro das mais diversas áreas.

Além disso, a tecnologia no ambiente escolar, alinhada às metodologias ativas, é capaz de facilitar a interligação da teoria com a prática, baseando-se na experiência, estimulando a colaboração e a criatividade, de forma que os alunos passem a ser os protagonistas da sua aprendizagem e os professores se estabeleçam como facilitadores desse processo.

Essas mudanças devem acontecer tanto dentro do contexto de sala de aula quanto ao que se refere à estrutura escolar, possibilitando a criação de novos modelos de gestão nas mais diversas instituições de ensino baseados nas inserções tecnológicas. É necessário que haja alinhamento entre professores e gestores educacionais, garantindo a efetividade das ações e mudanças propostas. Dessa forma, tendo em vista a formação dos jovens para a atuação em um mercado futuro, cada vez mais tecnológico, competitivo e complexo, que exigirá habilidades e competências diferenciadas, é necessário fomentar, cada vez mais, a inserção das tecnologias na educação, conectadas com as metodologias ativas e com o suporte de uma gestão educacional que possibilite o alcance desse objetivo.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail