–
Tivemos nos dias 14 e 15 últimos, em Francisco Beltrão, o XVIII CEOD-PR (Congresso Estadual da Ordem DeMolay-Paraná). Esta organização possui esse nome em homenagem a Jacques DeMolay, 23º e último dos grão-mestres da Ordem dos Templários que foi morto na fogueira em 18 de março de 1314, pela inquisição.
Apesar de ser uma Ordem mantida pela maçonaria, ela não se constitui numa ordem maçônica. A Ordem DeMolay encontra-se em diversos países, tais como Estados Unidos da América, Brasil, Austrália, Alemanha, Canadá, Itália, Japão, Argentina, Uruguai etc.
Há cerca de 110 mil DeMolays no Brasil, sendo que temos outras divisões tais como Priorados e Conventos da Ordem da Cavalaria.
A Ordem DeMolay torna-se uma grande força formadora de caráter nos jovens. Criada nos Estados Unidos da America em 18 de março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land, ela abriga jovens do sexo masculino de 12 a 21 anos. Constitui-se numa sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos.
Para os DeMolays, existem sete virtudes, ou princípios básicos os quais são ensinados e seguidos por todos que adentram o Capítulo, a saber: amor filial constituído pelo amor entre pais e filhos; reverência pelas coisas sagradas que é o respeito pelo que é sagrado, ou o amor pelo Criador de todas as coisas; cortesia que ilumina as vidas, ou a educação; companheirismo que é o amor que temos aos nossos irmãos e amigos e que mantém vivo os ideais na Ordem; fidelidade aos ideais, aos amigos a ao Criador de todas as coisas; pureza em pensamentos, palavras e ações; e, o patriotismo que é o amor e o respeito pela pátria, pelo seu povo e suas origens. Além da constante busca por ser um melhor cidadão, respeitando as leis do país.
Jure et facto.