Responsivo

Dia dos Professores

Profissionais responsáveis pela instrução, educação e desenvolvimento cognitivo de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos, hoje, os professores são educadores, mediadores e facilitadores do conhecimento. Segundo o Censo Escolar de 2021 são cerca de 2,2 milhões de professores na educação básica e 323.376 no Ensino Superior. Com carga horária de 40h semanais, 2/3 são destinadas às atividades em sala de aulas superlotadas e com problemas de indisciplinas. 1/3 da carga horária, no mínimo, deveria estar destinada para preparação das aulas e correções de atividades, que acabam sendo insuficientes acarretando sobrecarga de trabalho. Acumulam problemas de saúde crônicos e uma curta vida útil profissional.

Tornaram-se necessários com a ampliação do acesso à leitura e escrita para a população em geral, entre os séculos XV e XIX, de forma massiva na sociedade moderna industrial. Houve, cada vez mais, a criação de espaços específicos para o estudo e o desenvolvimento do conhecimento científico. A data, entretanto, foi estabelecida, como marco no Brasil, pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963 em referência às comemorações que já eram frequentemente feitas nesta data nos espaços escolares. Elas rememoravam a Lei assinada em 15 de outubro de 1827, que estabelecia escolas primárias como ensino elementar. O Dia Mundial do Professor, contudo, foi fixada em 05 de outubro de 1994 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Remete-se ao documento desta mesma data de 1966, que olhava a educação como direito fundamental e pretendia garantir melhorias à educação e ao trabalho dos docentes.

O dia, portanto, delimita-se como essencial para rememorar a importância dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento coletivo das pessoas, pelo seu crescimento pessoal, interpessoal e profissional, em um cenário em que o individualismo desagregador do sistema capitalista joga as pessoas umas contra as outras. Garantir melhores condições de trabalho e valorização salarial dos professores é tarefa primordial na sociedade contemporânea.