A ação de hoje é a garantia de um futuro melhor

O Território da Cantuquiriguaçu vive um momento impar na sua história, há anos que diversos movimentos, entidades, clubes de serviço,

O Território da Cantuquiriguaçu vive um momento impar na sua história, há anos que diversos movimentos, entidades, clubes de serviço, políticos e comunidade em geral lutam para buscar uma forma de desenvolver a região de forma uniforme. Na história do Brasil o interesse em desenvolver um município, região ou estado é centenário. Porém, e sempre existe um porém, na maioria das vezes os projetos de desenvolvimento de um Território esbarram em algum tipo de jogo de interesse. Isso aliado à falta de um projeto próprio, que na maioria das vezes depois de dezenas de reuniões não saiu do papel.

O que aconteceu para que essa premissa tenha mudado nos últimos anos? Mudaram-se as mentalidades, o desenvolvimento local e regional passou a ser pauta da política de desenvolvimento econômico e com isso ganhou novos aliados. Nesse novo formato, as ações começaram a ser desenvolvidas em conjunto, iniciativa privada e poder público, com um detalhe: os entes envolvidos passaram a serem vistos como aliados e não mais como concorrente. Nessa nova percepção, as Câmaras Técnicas tiveram um papel fundamental. A entrada de novos parceiros de peso como o SEBRAE, UFFS e da própria Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu, deram ao processo de desenvolvimento territorial visibilidade e novas perspectivas de desenvolvimento. No campo político os interesses e conflitos foram esquecidos e os municípios se uniram para fortalecer sua representatividade política. Sabemos da importância da participação ativa dessas entidades no processo de desenvolvimento do território como um todo. Porém a participação de mais representantes da comunidade é fundamental para ampliar a participação da população no processo de desenvolvimento. Vale destacar que o desenvolvimento só vai acontecer amanhã, se existir uma ação efetiva hoje.

Nesta sexta-feira (28), acontece em Laranjeiras do Sul, um importante seminário com a participação de prefeitos e secretários da Cantu. Na oportunidade será debatido o desenvolvimento por meios de pequenos negócios nos municípios além da palestra do ex-prefeito de Maringá Silvio Barros, que falará sobre o Planejamento e a governança para o desenvolvimento territorial. É importante ressaltar que o processo de construção do desenvolvimento de uma região começa pela quebra de vaidades. Lembre-se, o não fazer, tem o poder de transforma sim, mas de forma negativa.