A história de Nereu Moura

A vida política de Nereu começou no movimento estudantil onde foi presidente do Centro de Atividades Estudantis de Guarapuava (CAEG)

Nascido em seis de julho de 1959, em São João no Paraná, o filho de Cícero e Florisbela Alves de Moura começou a carreira como professor na Escola Rural da localidade de Santa Cruz, em Catanduvas. Uma faceta pouco conhecida do deputado é a de escritor. Em 1977, publicou seu primeiro livro, intitulado “Momentos que ficam”, um livro de poesias.

A vida política de Nereu começou no movimento estudantil. Foi presidente do Centro de Atividades Estudantis de Guarapuava (CAEG), quando era aluno do Colégio Carneiro Martins. Foi ainda membro da UPE e presidente do COERES – Conselho Estadual dos Representantes Estudantis do Paraná.

Integrou a célebre turma que fundou a Juventude do PMDB do Paraná, partido no qual milita até hoje (atual MDB). Entrou na vida pública como assessor do deputado Nilso Romeo Sguarezi de 1981 a 1986 e do deputado Mário Pereira de 1986 a 1993.

Disputou a primeira eleição a deputado estadual em 1990 conseguindo expressiva votação, assumindo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em quatro de janeiro de 1993.

E aí emendou oito mandatos, sempre defendendo a Cantu, a educação, o agronegócio, a saúde e as obras, muitas obras. Sua maior votação foi em 2006, quando obteve 88.981 votos, sendo o segundo deputado estadual mais votado do Paraná. Foi durante dois mandatos, primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Estado, período em que trouxe milhões em obras e recursos para a Cantu. A sede do CRAS de Laranjeiras leva o nome da mãe dele, numa gentil homenagem feita pelo prefeito Berto Silva, assim como inúmeras outras obras pela região.

Atualmente, é presidente da Comissão de Orçamento e membro das Comissões de Constituição e Justiça e de Saúde.

Nereu é casado com Dirlei Spagnol de Moura e pai de três filhos: Anna Karoline Spagnol de Moura, Rafael Ciryllo Chiapetti Alves de Moura e Fernando Quevem Cardoso Moura.

O deputado foi homenageado com o título de Cidadão Honorário por inúmeras cidades, como Boa Vista da Aparecida, Bom Sucesso do Sul, Braganey, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Clevelândia, Farol, Formosa do Oeste, Goioxim, Guaraniaçu, Ibema, Jesuítas, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Nova Aurora, Nova Prata do Iguaçu, São João, São Jorge D’Oeste, Santa Fé, Quedas do Iguaçu e Três Barras do Paraná. Também recebeu os títulos de Cidadão Benemérito de Reserva do Iguaçu e de Ibema.

Este resumo da biografia do deputado Nereu, que agora abre mão de disputar mais um mandato, é nossa forma de homenagear este homem público, que vem dedicando sua vida a defender a cidadania, a democracia e o povo paranaense. Obrigado por tudo até deputado!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail