São muitos os motivos que tornam iniciativas como esta de Espigão tão importantes. Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas
A secretária de Saúde de Espigão Alto do Iguaçu dará início a um importante projeto de doação de leite materno, que é o primeiro alimento a que um bebê tem acesso.
Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de cinco anos por causas preveníveis. A informação chama atenção principalmente pelo impacto que a amamentação tem na redução da mortalidade infantil nessa faixa etária e por não existir outra estratégia capaz de alcançar esse feito.
O aleitamento materno,é uma fonte valiosa de nutrientes e anticorpos para o bebê e por isso é importante para todos recém-nascidos, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe.
Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.
São muitos os motivos que tornam iniciativas como esta de Espigão tão importantes. Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas.