Conhecer o passado para que se possa planejar um futuro melhor

É impossível entender o presente e planejar o futuro sem ter um vasto conhecimento do passado, e é aí que entra a importância da análise histórica

Durante o período escolar é normal que os alunos questionem a utilidade das disciplinas estudadas e História não é diferente. Questionar a utilidade ou a importância do estudo da história para a vida cotidiana quase sempre resulta em respostas insatisfatórias.

A  história  é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

A história é sim útil para vida, mas não o é de forma utilitária, e sim de maneira “pragmática”, ou seja, pode fornecer elementos para ação na vida prática. Elementos como: compreensão alargada da sociedade e da cultura, perspectiva crítica sobre fenômenos políticos, entendimento das diferenças entre as pessoas, os países e as civilizações e uma série de outras contribuições.

O estudo da história, tem a importância de dar suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura.

É impossível entender o presente e planejar o futuro sem ter um vasto conhecimento do passado, e é aí que entra a importância da análise histórica.

A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail