Importância das organizações sociais

“É uma organização sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a prestação de serviços para a sociedade”

Um aspecto cultural marcante dos povos é a organização social, que compreende os papéis exercidos pelos indivíduos na sociedade e as ações decorrentes do desempenho desses papéis.

As organizações sociais englobam os mais diferentes campos de atuação humana: econômico, político ou religioso. Nessas organizações, são importantes as relações de poder que devem ser estabelecidas entre os indivíduos que a formam. Poder esse que devemos entender com o sentido social que a palavra tem, poder que dá capacidade a agir e produzir resultados que foram predeterminados. Por exemplo, se tivermos os recursos para fazer um objeto, nós teremos o poder de fazê-lo. As instituições produtivas dependem das instituições de ensino para uma força de trabalho qualificada, as instituições de ensino são dependentes do governo para o seu financiamento, e instituições governamentais, por sua vez, dependem de instituições produtivas para criar riqueza para financiar os gastos do governo. Sociologicamente, essa condição é chamada de interdependência institucional.

Essas instituições são ideias sobre como algo deve ser feito, olhar ou ser constituído, a fim de ser visto como legítimo. As instituições podem ser definidas como uma coleção estável de práticas sociais que consistem em papéis facilmente reconhecidos, com as normas subjacentes e um conjunto de regras ou convenções que define o comportamento adequado para, e que rege as relações entre, os ocupantes dessas funções. Elas são responsáveis por fornecer estruturas, diretrizes para o comportamento e interação humana. As organizações também são caracterizadas por práticas sociais que ocorreram de novo ou se repetem ao longo do tempo por membros do grupo, e podem ou não envolver outras organizações.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail