O livro e seus inúmeros benefícios

Hoje, 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A data é uma homenagem a fundação da Biblioteca Nacional

Hoje, 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A data é uma homenagem a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.

Não vemos por aí ninguém realmente comemorar esse dia. Assim como celebramos Dia das Mães, Dia dos Pais. É claro que não se comprara né. Afinal, eles são quem nos deram a vida.

Mas o livro é o que nos dá o conhecimento, desperta a curiosidade, ascende a criatividade. A leitura faz qualquer um viajar para lugares em que jamais outras pessoas irão.

Por isso mesmo, é importante que o hábito da leitura seja estimulado desde a infância. Normalmente pais que leem, passam essa paixão, esse hábito para os filhos. Dessa forma, tudo pode começar lendo uma historinha para os pequenos, mesmo antes deles aprenderem a ler. Existem muitos livros infantis com conteúdo lúdico.

A partir do momento que a criança começa a ler, é hora de presenteá-los com livros, gibis, revistas infantis. É por aí que começa o incentivo e a criação do hábito de se ler.

O Dia do Livro é hoje, mas sempre que tiver uma oportunidade, presenteie alguém com um livro. É um dos mais belos presentes a ser dado e recebido.

Por isso, encerramos este editorial com uma célebre frase de Carlos Drummond de Andrade: A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail