Por que tão cedo, pais?

Todo ano é a mesma coisa. Chega metade de novembro e é quase que raridade passar em frente a uma

Todo ano é a mesma coisa. Chega metade de novembro e é quase que raridade passar em frente a uma das escolas municipais de Laranjeiras do Sul e não ver uma fila de pais, tios, vizinhos e até mesmo desconhecidos se formando e só aumentando. O motivo? Conseguir uma vaga para uma criança. Neste ano, as matrículas acontecem de 18 a 29 e novembro.

Mas desde quarta-feira (13), cinco dias antes das matriculas iniciarem, os pais já formaram filas em frente as escolas. A mesma coisa aconteceu no ano passado, mas não com tanta antecedência. Mas será mesmo que é necessário formar filas tão antecipadamente?

A secretaria de Educação afirma que não, porque vagas têm para todas as crianças. O que acontece é que a maioria dos pais querem matricular as crianças nas escolas do centro, que são apenas três. E são justamente essas que aglomeram mais pessoas antecipadamente.

Desde o início de 2018, toda a rede municipal de ensino de Laranjeiras conta com o sistema Positivo. Sistema esse que é conhecido nacionalmente por sua qualidade. Todos os diretores, professores e demais envolvidos com a escola passaram por capacitações. A mesma capacitação.

Por isso, independente da criança estudar no centro ou no bairro, o assunto e material usado em sala de aula será o mesmo.

Por isso, questionamos: é realmente necessário passar dias e dias nas filas?