Inovação

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Inovação, vai ser mediadora de um workshop para cidades brasileiras no Congresso Mundial

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Inovação, vai ser mediadora de um workshop para cidades brasileiras no Congresso Mundial Smart City em Barcelona no próximo dia 20. O tema será Uso de tecnologia na construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e eficientes. No mesmo dia, às 19h, será divulgada a cidade vencedora do prêmio City Awards, o mais importante do mundo de cidades inteligentes. Curitiba concorre com o case Vale do Pinhão, que conecta o ecossistema de inovação da cidade. As outras finalistas são Teerã, Estocolmo, Seul, Bristol e Montevidéu.

Prêmio

O prefeito Rafael Greca estará no Congresso Smart City em Barcelona na semana que vem. Acredita que se trazer o prêmio de Cidade Mais Inteligente ganha mais um trunfo para a reeleição.

Missão

O governador Ratinho Junior lidera a partir de segunda-feira (18), uma missão internacional que passará pela Espanha e França. Ratinho Junior vai apresentar os potenciais econômicos para atração de novos  investimentos a Paraná, além de conhecer soluções inovadoras nas áreas de transporte e energia. A agenda inclui visitas a empresas espanholas, à Smart City Expo Barcelona, além da realização da quarta edição do Paraná Day em Madri na quarta-feira (20), e encerra na sexta-feira (22), com a participação do governador no Festival da Seda de Lyon, na França.

Polo Tecnológico

No lançamento do Polo Tecnológico Agro em Londrina, a ministra Tereza Cristina (Agricultura) destacou a importância da sua implantação ao agronegócio brasileiro. “Esse polo, certamente, vai alavancar a tecnologia e inovação no agronegócio”, disse. A ministra também parabenizou a deputada Luísa Canziani (PTB) pelo trabalho, empenho e destinação de emenda parlamentar que viabilizou a implantação do polo tecnológico em Londrina.

Aliança

O presidente do Aliança pelo Brasil no Paraná, partido recém criado pelo bolsonarismo, será o deputado Filipe Barros, pré-candidato a prefeito em Londrina. O candidato a prefeito em Curitiba será o advogado Ogier Buchi. “É necessário uma verdadeira e nova aliança com o povo brasileiro, para a construção de um novo Brasil. Quer ser um aliado? Eu seguirei nosso presidente (Bolsonaro”, disse Filipe Barros.

Com Bolsonaro

A deputada Aline Sleutjes também anunciou que acompanha o presidente no Aliança pelo Brasil. “Me elegi com a bandeira do governo Bolsonaro, confio nele e acredito que esse governo realmente dará certo, então não tenho como ficar no PSL sem o presidente,” afirma.

Francischini

Os Francischini, pai e filho, anunciaram que continuarão no PSL. Felipe Francischini, presidente da CCJ na Câmara dos Deputados, disse que continuará apoiando o governo Bolsonaro. Delegado Francischini, presidente da CCJ na Assembleia Legislativa, será candidato do partido a prefeito de Curitiba,

Em baixa

O Ministério da Justiça e Segurança afirma, que além da redução de homicídios, também despencou o número de roubos no Brasil nos sete primeiros meses deste ano. Roubo a bancos registraram a maior queda: passaram 464 para 298 — menos 35,8%. Roubos de veículos passaram de 148.203 para 109.953 (queda de 26,1%); e roubos de carga caíram de 13.338 para 10.205 (queda de 24,9%).

Segunda Instância

O deputado Cobra Reporter (PSD) apoia a PEC da segunda instância. Corruptos estão sendo soltos e a impunidade torna-se um triunfo? O país tem que mudar, Isso é inaceitável! A decisão do STF foi um grave retrocesso. Cabe agora aos parlamentares em Brasília corrigir o posicionamento do Supremo. Eu defendo a PEC que permite a prisão após condenação em 2ª instância, afirmou.

Amigo da Marinha

O deputado Tião Medeiros (PTB) recebeu a medalha Amigo da Marinha. A homenagem foi prestada pela Sociedade dos Amigos da Marinha. Segundo o capitão dos Portos do Paraná, Rogério Machado, a condecoração é uma forma de reconhecimento pelo empenho e  trabalhos prestados pelo deputado.

Sou contra

O deputado Tiago Amaral (PSB) diz ser radicalmente contra à proposta da PEC do Pacto Federativo que estabelece a fusão dos municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% das receitas. É necessário que os municípios sejam sustentáveis, mas eu não consigo admitir a possibilidade de exigirmos que pessoas que se identificam com a cidade ‘a’ sejam a partir de agora compreendidas como pertencentes à cidade ‘b’”.

Suspensa

A Justiça do Trabalho suspendeu a transferência dos empregados da Itaipu Binacional do escritório de Curitiba para Foz do Iguaçu. A decisão atende o pedido de retorno para Curitiba dos empregados que já foram transferidos. A Itaipu Binacional vai orientar os empregados interessados sobre os procedimentos necessários para dar cumprimento à ordem judicial. A binacional, óbvio, vai recorrer da decisão.

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.