Quem protege, vacina!

Hoje é o dia D, da vacinação contra o sarampo. Todas as cidades da região, assim como o resto do

Hoje é o dia D, da vacinação contra o sarampo. Todas as cidades da região, assim como o resto do país, estão mobilizadas para o combate a doença. O Sarampo é coisa séria, uma patologia que pode levar à morte, por isso é preciso encarar com responsabilidade a  necessidade da vacinação.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda grave, de natureza viral, propagada por pequenas gotículas expelidas através da fala, da tosse e do espirro. Pode ser transmitida facilmente, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. A vacinação é a única maneira de se prevenir.

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais você deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes. Peça mais informações para seu médico.

Então, faça a sua parte e aproveite a oportunidade que está sendo dada no dia de hoje para levar seus filhos para os postos de saúde para serem imunizados contra a doença.