Quesito saneamento

Um dos assuntos mais comentados ontem (9), é que a melhor, entre as maiores cidades do país para se viver,

Um dos assuntos mais comentados ontem (9), é que a melhor, entre as maiores cidades do país para se viver, é Maringá. Curitiba ocupa o posto de melhor capital. Além de Maringá e Curitiba, outras cidades paranaenses estão entre as melhores colocadas do ranking. Cascavel (11º), Londrina (17º), São José dos Pinhais (32º) e Ponta Grossa (39º).

Muitos são os motivos para o município ter chegado a esse patamar. Mede-se áreas como educação, segurança, saúde e saneamento.

Este ano o quesito saneamento foi um divisor de águas para muitos municípios que integram o ranking. Cascavel, por exemplo, subiu 24 posições na última década graças ao saneamento.

Isso nos faz pensar em como o saneamento básico é importante e como afeta o nosso bem estar. A importância começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo.

Muitos são os pontos que podemos salientar, de por que o saneamento faz diferença em um município.

Alguns pontos a serem analisados são: o contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas diretamente à altas taxas de mortalidade infantil e é a principal causa de doenças como parasitoses, diarréias, febre tifóide e leptospirose. A importância do saneamento também se dá pela vertente econômica, os fatores como salário mínimo ou produtividade de uma região estão diretamente ligados ao saneamento básico, o trabalhador mais suscetível às doenças citadas, tem desempenho profissional menor, o que acaba por abalar sua carreira profissional. Não muito distante disso, o trabalhador que vive em regiões que possuem saneamento adequado produzem 13,3% mais e tem salário proporcionalmente maior, considerando as mesmas condições de empregabilidade. Não podemos deixar de falar também que a importância de um saneamento básico consciente é preservar o meio ambiente. Desde a extração das águas até a forma que o esgoto é descartado, há um compromisso com as gerações futuras e com a natureza.

Esperamos que mais e mais cidades não só do Paraná, mas do Brasil, dêem mais atenção a essa questão que provou ser tão importante e tão urgente.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail