Recomeça a luta pelo IML

Uma luta de 20 anos. O Instituto Médico Legal (IML) é um sonho antigo da população de Laranjeiras do Sul

Uma luta de 20 anos. O Instituto Médico Legal (IML) é um sonho antigo da população de Laranjeiras do Sul e região e também das autoridades locais.

Ainda em 2009, quando o prefeito Berto Silva cumpria seu segundo mandato, ele doou ao governo do Paraná um terreno, com a intenção de que ali fosse construído o IML.

Já naquela época, esta era uma grande necessidade da população. 20 anos depois, com a história de entra governo e sai governo, o Instituto ainda não teve um tijolo erguido.

O Correio do Povo, inclusive, com apoio de outros órgãos, levantou a bandeira e fez uma grande campanha pedindo pela construção. Mas também não teve muito efeito.

Agora, voltando a lutar pela causa, o vereador Junior Gurtat pediu apoio de deputados para trazer esse órgão para Laranjeiras. Sabe-se que o custo para manter toda a estrutura é alto.

E na região, o IML de Guarapuava atende a 24 municípios. Deve ter dois ou no máximo três viaturas disponíveis.

Além de cobrir tantos municípios, muitos são longes. E no caso de acontecer duas ou três mortes ao mesmo tempo, um corpo ficará no aguardo da equipe.

É uma nova luta encampada, mas uma coisa é certa: é preciso que mais vereadores, prefeitos e empresários se unam para que realmente essa causa seja ganha. Um vereador sozinho, apesar da boa vontade, não terá forças para conquistar um IML. Mas é como dizem: ‘a união faz a força’.