PARA QUE SERVEM OS PROBLEMAS?

Algumas pessoas tinham o hábito de visitar um homem sábio reclamando sempre dos mesmos problemas. Um dia, ele decidiu lhes

Algumas pessoas tinham o hábito de visitar um homem sábio reclamando sempre dos mesmos problemas. Um dia, ele decidiu lhes contar uma piada e todos caíram em gargalhadas.

Depois de alguns minutos, ele lhes contou a mesma piada e apenas alguns deles sorriram.

Então, ele falou a mesma piada pela terceira vez, mas ninguém riu ou sorriu mais.

O homem sábio sorriu e disse: “Você não pode rir da mesma piada repetidamente. Então, por que você está sempre chorando por causa do mesmo problema?”

 

Essa estória me levou a refletir a preocupação que se insiste em manter pelos mais variados motivos. Por vezes, passa-se dias, semanas, meses e até anos preocupando se com algo, que aconteceu ou que poderá acontecer.

Pessoas que se deixam levar por uma preocupação dessa, acabam desperdiçando sua energia nisso, e essa energia provavelmente fará falta em outras áreas da vida. 

A preocupação saudável, podemos assim dizer, é aquela que te impulsiona a uma ação, seja uma mudança, uma tomada de decisão, ou a tentativa de fazer melhor e diferente. Ela gera expectativas, mas não traz sofrimento, não suga as forças do corpo e da alma, ela é passageira e dá origem a mudança.

Há pessoas que por anos sofrem pelo mesmo motivo, no fundo fazem disso, uma muleta, pois na verdade têm medo da mudança, medo de inovar, e ficam presos ao problema algumas vezes para se vitimizar aos outros.

Há pessoas que todas as vezes que encontramos está sempre preocupada com algo, não consegue contar nada de favorável na sua vida, pois a preocupação com isso, ou com aquilo, tem sempre um peso maior, a pessoa revela que se mantém ocupada somente com as preocupações que têm, sem que haja nenhuma ação a respeito.

Os problemas vêm, as preocupações vêm, as aflições vêm, mas nenhum deles podem ser definitivos na vida, não podem tirar o brilho ou a força da nossa capacidade de mudar a situação. Quando se absorve o aprendizado com um problema, ao acontecer novamente, já não deve causar o mesmo impacto e o mesmo desgaste vivido anteriormente, pois a cada problema vivenciado, temos que nos tornar mais fortes.