Por que um dia para os pais?

Todo segundo domingo de agosto se comemora o Dia dos Pais no Brasil. Ele é comemorado em aproximadamente 70 países no terceiro domingo de junho, remontando à tradição protestante norte americana, também em outras datas como 19 de março ligada à tradição católica, dia de São José. É uma das principais e a última data afetiva e comercial estabelecida no Brasil, que movimenta entre o dia das mães, dos namorados e das crianças.

A tradição protestante está relacionada com homenagens aos pais falecidos no desastre de uma mina de carvão em 1907, ocorrida em uma Igreja Metodista da Virginia nos Estados Unidos. Em 1909, Sonora Louise Smart Dood, se inspirando na criação do dia mães, teria homenageado seu pai, um ex-combatente da Guerra Civil Americana (1861-1865), que perdeu sua esposa no nascimento do sexto filho e criado os filhos sozinhos. No ano seguinte, a data foi oficializada para 19 de junho, data de aniversário do pai de Sonora, com uma petição enviada à Associação Ministerial de Spokane, em Washington. Apenas em 1966, a data teria sido oficializada em território estadunidense e em 1972 se tornou feriado nacional.

Já no Brasil, a data está ligada à campanha do publicitário Sylvio Bherinh, diretor do Jornal o Globo, com um concurso para homenagear os pais no dia 14 de agosto de 1953. O objetivo era aquecer as vendas no início do segundo semestre. Para isso, escolheu uma data para coincidir com o Dia de São Joaquim da tradição católica, sendo a religião de maioria no país na época.

É uma data ligada à ideia de paternidade desenvolvida no século XX e sendo aperfeiçoada no século XXI com os estudos do gênero. Na qual, os pais têm responsabilidades afetivas para com seus filhos, de cuidado com as necessidades básicas e rotineiras. Entre elas a higiene, a alimentação, a educação, o lazer, a saúde, a boa convivência, o respeito, a atenção, de apoiar e nutrir os sentimentos e o bem-estar dos seus filhos.

Amplia e tende a ser mais colaborativa e igualitária, para além da obrigação legal dos pais de prover as condições materiais relacionada com as tradições do patriarcado. No qual, a responsabilidade afetiva era uma tarefa exclusivamente da mãe. Precisamos de um Dia dos Pais para rememorar essas funções e lembrar dos esforços dos pais para garantir as condições materiais, bem como do zelo afetivo.