Qual o significado da Páscoa?

Amplamente conhecido no Brasil como feriado religioso da Igreja Católica, a Páscoa traz em seu bojo elementos de outras tradições religiosas.  É uma celebração móvel, sem data fixa, estabelecida entre 22 de março e 24 de abril, 47 dias após as festividades de Carnaval, período conhecido dentro da tradição cristã como quaresma. Estes critérios foram estabelecidos pelo Concílio de Niceia em 325 d. C como forma de se apropriar, durante a Alta Idade Média (séc. V-IX), das festividades de outras tradições religiosas e espirituais consideradas pagãs.

As comemorações sempre se realizavam no primeiro domingo logo após a primeira Lua Cheia depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte, onde se localiza a Europa. Marcavam a passagem do inverno para a primavera, a chegada de um momento mais propício para produção de alimentos diante do rigoroso inverno que se acabava, portanto, com mais chances de sobrevivência. Nos povos nortenhos na Europa, havia o culto à Deusa da Primavera germânica Eostre, conhecida também por Ostara, que dera origem aos termos em alemão e em inglês para Páscoa, respectivamente Ostern e Easter.

A deusa era representada a observar um coelho sob seus pés e segurando um ovo na mão para simbolizar a chegada da época das flores, um período de fertilidade e vida nova. O coelho se reproduz em grandes quantidades e rapidamente, decorar seus ovos e escondê-los para dar de presente significava desejos de vida nova e prosperidade. Estes costumes chegaram ao Brasil pelos imigrantes alemães no início do século XVIII e nessa mesma época, na contemporaneidade, eles começam a serem produzidos de chocolates pela indústria alimentícia.

Na tradição judaíca antiga, a Pessach (passagem) além de marcar o início da primaveram também relembrava a libertação do povo hebreu da escravização na África, por volta de 1250 a. C. Depois, com o cristianismo passa a simbolizar os três dias de morte até a ressureição de Jesus Cristo, como marco de uma vida nova, com o termo Pascha do Latim.

As comemorações do feriado de Páscoa significam parar para agradecer e pedir pela passagem de uma época de difícil sobrevivência para um período de renovação de esperanças. No Hemisfério Sul, a passagem do verão para o outono, adquire a simbologia de preparação para uma época mais austera e de recolhimento.