O COMPANHEIRO OCULTO

  Nos empeços de agora, reflete nos empeços outros que já te viste na contingência de atravessar. Inquire de ti

 

Nos empeços de agora, reflete nos empeços outros que já te viste na contingência de atravessar.

Inquire de ti como venceste as crises da estrada e verificarás que a superação veio muito mais do amparo oculto que da tua capacidade de ver e providenciar.

É que detinhas ontem, quanto possuir hoje e terás sempre o companheiro encoberto que trabalha contigo em silêncio…

Lágrimas que te pareciam inestancáveis desapareceram, um dia, de tua face, enquanto que sorrisos de confiança te repontaram do rosto, à maneira de rosas a se te enraizarem, incompreensivelmente, no coração.

Dificuldades que te sitiavam a vida, à feição de labaredas ameaçadoras, por todos os lados, se extinguiram, como por encanto, qual se chuvas balsâmicas jorrassem do céu, libertando-te a passagem para outros campos de interesse e realização.

Aversões gratuitas te amargavam as horas, mas um instante apareceu em que os teus mais ferrenhos inimigos te brindaram com testemunhos de solidariedade e simpatia.

Provações necessárias te deixaram o espírito, lembrando gleba arrasada por praga consumidora, entretanto, novas plantações de afeto e de esperança nasceram em derredor de teus passos, encaminhando-te à lavoura do encorajamento e da paz.

Se indagas de ti mesmo como e porque te sucederam semelhantes prodígios, não sabes explicá-los na origem, dando-te conta unicamente de que te achavas no desempenho das próprias obrigações, quando o apoio invisível te surpreendeu com luzes e bênçãos renovadoras.

Ainda hoje, se mágoas e obstáculos te visitam prossegue na área dos deveres que o mundo te conferiu, porque Deus, o companheiro que te sustenta e te inspira, permanece contigo, propiciando-te sentido à tarefa e significação à existência.

Na maior parte dos fracassos humanos, habitualmente, vemos o desespero de alguém que não soube ou não quis aguardar a intervenção oculta da Divina Providência, nas horas de aflição ou de indecisão.

Por maiores as tuas dificuldades, não esmoreças.

Prossegue trabalhando e esperando, na trilha das obrigações que a vida te assinalou, porque Deus está agindo para resguardar-te em segurança e oferecer-te o melhor.

*** ***

O que é Deus? – Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas.

Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? – Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão vos responderá. Nota: Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que Toto efeito tem uma causa e afirmar que o nada pôde fazer alguma coisa.

 

Livros: MÃOS UNIDAS. Emmanuel (Espírito). Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Instituto de Difusão Espírita. Araras – SP. 22ª Ed. 2002. Pág. 145-147.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – Allan Kardec. Federação Espírita Brasileira – FEB. Rio de Janeiro – RJ. 84ª Ed. 2003. Questões nºs. 1 e 4.