SERIEDADE E COMPROMISSO

Os compromissos de natureza espiritual devem ser aceitos cm alta responsabilidade, pelo significado de que se constituem. Enquanto as atividades

Os compromissos de natureza espiritual devem ser aceitos cm alta responsabilidade, pelo significado de que se constituem.

Enquanto as atividades materiais são transitórias muitas das quais, mesmo assim, exigem seriedade e esforço moral de abnegação, aquelas que dizem respeito ao espírito imortal, muito mais graves apresenta-se, tendo em vista o seu caráter de eternidade.

Não se podem assumir obrigações espirituais com leviandade ou interesses subalternos…

Convidado ao banquete da Boa Nova que o Espiritismo ora te propicia, prepara a túnica nupcial, a que se refere a palavra do Senhor, a fim de poderes sentar-te à mesa da cerimônia.

Cuida da indumentária dos sentimentos que te revestem o espírito que és, conscientizando-te das graves responsabilidades que te dizem respeito na desincumbência das atividades a que te propões executar.

Sê sério sem manter carantonha, jovial sem permissividade, cauto sem excesso, sincero sem agressividade, gentil sem subserviência, responsável sem presunção…

Recordando-te de que a bandeira que o Espiritismo ergue é a Caridade, busca insculpi-la no pensamento, nas palavras e nos atos, de forma que ela desperte a curiosidade dos demais e sensibilize-os com os seus conteúdos.

Não penses mal de ninguém, mesmo que provocado através de palavras ásperas e gestos vulgares.

Revestido de compaixão, uma das filhas da virtude por excelência, compreenderás que o outro está enfermo e não cultivarás pensamentos de animosidade ou revide para com ele.

Sejam quais forem as circunstâncias que te induzam aos pensamentos perversos, mórbidos, substitui-os por outros de natureza diversa, superiores, preenchendo os espaços mentais com idéias dignificadoras.

Evita os comentários perniciosos, malévolos, acusadores, que somente complicam os relacionamentos, mantendo a caridade do silêncio quando surjam essas ocasiões, e quando não puderes esclarecer alguma situação nebulosa, alguma informação infeliz, cala e tem misericórdia do agressor verbal.

Reparte as coisas de que necessita o próximo, porém, faze mais, ajudando-o a sair da situação penosa, a  compreender os objetivos essenciais da vida, a educá-lo em qualquer aspecto da existência, a iluminá-lo…

As doações materiais sempre são de breve duração, porém aquelas de natureza moral e espiritual são de sabor eterno.

Importunado, desculpa; incompreendido, tem paciência; desconsiderado, mantém-te em paz.

Não são os conceitos que fazem de ti, que merecem a tua aceitação, mas, o que tu és.

De pouca valia é que te exaltem, sem recursos que correspondam à glorificação. Da mesma forma, sem valor algum, quando te procurem diminuir, desconsiderando-te em qualquer faceta existencial negativa.

O mal somente produz resultados quando aceito por aquele contra o qual é dirigido.

Se recusado, perde o impacto e dilui-se, muitas vezes, mais irritando aquele que o projetou.

Não o comentes, perdendo tempo e energia na sua significação mórbida.

Jesus compreendia a caridade como o mais elevado estado moral do sentimento de amor.

Por isso, em todas as oportunidades de convivência com os indivíduos, a sós ou nas multidões, preservava o sentido da caridade, a todos atendendo com a mesma ternura e misericórdia, e quando se fazia severo, usava a forma educativa da terapia cirúrgica de extirpação da maldade do coração dos Seus antagonistas…

Sê, portanto, austero contigo mesmo, compassivo com os demais.

Em todas as situações vive a caridade e usa de responsabilidade nos teus compromissos espirituais.