Ovos da Páscoa

Vou contar uma antiga lenda, que  explica surgimento dos ovos da Páscoa. Mas primeiro vou citar o Evangelho de s.Mateus.

Vou contar uma antiga lenda, que  explica surgimento dos ovos da Páscoa.

Mas primeiro vou citar o Evangelho de s.Mateus.

No dia seguinte, terminado já o dia de preparação do sábado, os sumos sacerdotes e os fariseus foram ter com Pilatos e disseram: Senhor, lembramo-nos de que este impostor, quando ainda estava vivo, disse: ‘Depois de três dias vou ressuscitar!’ Manda, portanto, assegurar o sepulcro até ao terceiro dia, para não acontecer que os discípulos venham roubar o corpo e digam ao povo: ‘Ele ressuscitou dos mortos!’, pois essa última impostura seria pior do que a primeira. Pilatos respondeu: Aí tendes uns guardas. Ide assegurar o sepulcro como melhor vos parecer.  Então eles foram assegurar o sepulcro: lacraram a pedra e deixaram ali os guardas. (Mt.27.62-66)

A lenda conta, que os guardas na hora da ressurreição de Jesus ficaram  paralisados e não podiam impedir a saída de Jesus do sepulcro, não tinham força para segurá-lo. Só quando Jesus desapareceu, foi que recuperaram as forças,  então se levantaram e correram para Poncio Pilatos para comunicá-lo do acontecido. Trêmulos contaram que Jesus ressuscitou,  saiu vivo do sepulcro e eles não tinham forças  para segurá-lo. Poncio Pilatos tomava desjejum. A sua esposa preparou para ele ovos cosidos. Ele olhou para os guardas e disse: eu vou enforcar vocês. Certamente  vocês receberam dinheiro dos discípulos dele e os deixaram levar embora o seu corpo. Eles se ajoelharam e juraram que Jesus ressuscitou de verdade. Poncio Pilatos disse:vocês são locos, é impossível, que um  morto ressuscite. Assim como é impossível que estes ovos que são brancos se tornem vermelhos. E neste momento os ovos mudarem de cor. Tornaram se vermelhos..

Este seria o primeiro milagre confirmando a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso se pinta ovos na Páscoa.

Em alguns lugares depois da santa missa da Páscoa, as famílias em casa começam desjejum tomando cada um uma metade do ovo cozido pintado falando alto: Cristo ressuscitou! E os familiares se abraçam e desejam muitas felicidades e comem o pedaço do ovo.