Perfeitos

Uma vez Jesus Cristo pronunciou esta frase: Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt.5.48). Perfeito quer

Uma vez Jesus Cristo pronunciou esta frase: Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt.5.48). Perfeito quer dizer santo. Esta frase nos deixa assustados. Quem somos nós miseráveis pecadores para nos comparar com Deus Pai? Ser perfeitos como Deus Pai? Com esta exigência quem de nós pode se salvar? 

 Temos que procurar a explicação mais completa de Jesus. O que Ele quer dizer com perfeito ou santo? A frase Sede, portanto, perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito Jesus Cristo pronunciou quando fazia a correção  das leis do Antigo Testamento. A resposta mais significativa de Jesus é esta: Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!  Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? (Mt.5.43-47) A explicação de Jesus é bonita e nos tranquiliza. Perfeita é aquela pessoa que semeia o amor fraterno. Isto podem fazer todas as pessoas: homens e mulheres, jovens, crianças, velhos e velhas, simples e estudados, ricos e pobres. A pessoa perfeita ou santa é aquela, que vê em outra pessoa um irmão, uma irmã.

Mas Jesus ainda aperfeiçoou este mandamento quando nos aconselhou para vermos Ele em todas as pessoas. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!  Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’.  Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber?  Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos?  Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’  Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes! (Mt.25.34-40)

Agora o susto passou. A palavra perfeito significa ver em toda a pessoa o próprio Jesus Cristo e por isso amar todas as pessoas com amor fraterno, isto é, ter o respeito por todas as pessoas, que encontramos em nossa vida e dar apoio moral, e conforme puder, material às pessoas necessitadas. Assim é compreensível e fácil ser perfeito,  como o Pai Celeste. A religião de Jesus Cristo é muito bonita e acessível para as pessoas de todas as classes sociais, idades, níveis culturais, etc.

O, Bom Jesus, com as suas graças divinas me ajude a ser perfeito, amando todas as pessoas e vendo nelas a tua pessoa. Amém.