Sacramento da Penitência

Uma vez em uma conversa sobre a confissão na Igreja Católica, alguém questionou a prática de confessar os pecados ao

Uma vez em uma conversa sobre a confissão na Igreja Católica, alguém questionou a prática de confessar os pecados ao padre, para receber o perdão dos pecados. Este alguém disse, que ele se confessa diretamente a Deus. E reforçou a sua opinião com a frase: Não é melhor se confessar a Deus do que a um padre que é um homem? Eu respondi, que esta opinião é dele, vamos ver qual é a opinião de Jesus Cristo sobre o assunto. Então vamos dar uma olhada nas Sagrada Escritura. Sabemos que o pecado é a maior desgraça que pode aparecer na nossa vida. Pois ele nos afasta de Deus e nos leva para o inferno. Temos nas Sagradas Escrituras os exemplos das consequências catastróficas que o pecado trouxe para os homens. Por causa do pecado Adão e Eva perderam o paraíso. Por causa dos pecados o diluvio afogou muita gente. Por causa dos pecados as cidades Sodoma e Gomorra foram queimadas e engolidas pelo mar Morto. Por causa dos pecados os judeus foram levados para o cativeiro Babilónico, etc.

 Mas temos uma grande surpresa que nos encanta, os pecados que os homens cometeram nos trouxeram maravilhosos benefícios. Deus nos pecadores cercou com o seu divino amor e nos adotou como os seus filhos e filhas. E no seu imenso amor por nós o Unigênito Filho de Deus se fez homem e começou a se chamar Jesus Cristo. Ele para apagar os nossos pecados, por amor a nós, morreu na cruz. Isto nos alegra, pois Jesus Cristo, não veio para este mundo para nos castigar, mas para nos perdoar dos nossos pecados e nos unir a si no Céu. Este fato mudou a história da nossa vida. Vale pena seguir Jesus Cristo. Ele nos preparou as graças que nos santificam e nós garantem o Céu. Uma destas graças é o sacramento da Confissão.  Ele nos purifica dos pecados e nos torna santos e santas, assim abre a porta do Céu. Vamos agora ler o Novo Testamento.

Apresentaram-lhe (a Jesus), então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!  Então alguns escribas pensaram: Esse homem está blasfemando.  Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? Que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, – disse então ao paralítico – levanta- te, pega a tua maca e vai para casa. O paralítico levantou-se e foi para casa. Mt.9.2-7

Jesus Cristo nos mostrou que tem o poder divino para perdoar os pecados. Mas o que nos espanta e nos deixa de boca aberta é que este poder divino Jesus Cristo passou para os homens, para os Apóstolos e para os seus sucessores padres. Pois Ele falou:

 A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio. Então, soprou sobre eles e falou: Recebei o Espírito Santo.  A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos. Jo.20.21-23

Eu, como padre, fico maravilhado. Eu tenho o poder de purificar a alma de um pecador, afastá-lo do castigo de Deus, abrir lhe a porta do Céu, oferecer lhe a salvação eterna. Como é grande a generosidade de Jesus Cristo.

Meu Irmão, Você não vai perder a oportunidade de facilmente se salvar?  Vai ter medo de se confessar? O demônio faz tudo para Te envergonhar e assustar, pois ele conhece o poder do padre, ele já perdeu milhares pecadores por causa do sacramento da Penitência. Ele quer Te enrolar com a confissão diretamente a Deus. Não se deixe enganar. Jesus Cristo explicou, que se o padre não Te perdoar, Você fica com os pecados. Não queira corrigir a Jesus Cristo. Ele definiu: A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos. O melhor caminho para ser perdoado dos pecados é se confessar ao padre. Se padre me perdoou então tenho certeza que Jesus Cristo me perdoou.

Meu Bom Jesus! Obrigado por este sacramento, que com tanta facilidade me purifica dos meus pecados e me abre a porta do Céu. Amém.