_
Penso que o diabo não existe, existe a tentação e o desejo que está dentro de nós mesmos. Aqui entra em cena os três fatores que Sigmund Freud chamou de pulsões.
Id: segundo Freud é a vontade humana que já nasce junto, atrelado ao homem para sempre, um sentimento inato. Acelerador do homem.
Ego: significa eu, é a tua essência, ou seja, você mesmo, aquele ser que fará as coisas. É a parte que fica sofrendo no meio do Id e do super eu.
Superego: é a consciência humana que quer respeitar a ética e as normas morais que a sociedade impõe. É o freio do homem.
Luta bilateral
O Id diz: faça, é bom, é gostoso, é prazeroso. É a vontade humana atrelada aos desejos (seria o capetinha que fala).
O Superego diz: não faça, isso é proibido pela sociedade, se fizer será criticado e punido. Ou seja, enquanto o Id é o acelerador do homem, o Superego é o freio (o anjinho que fala no ouvido).
A decisão tomada será resultado de quais dos dois é mais forte, se o Id você fará, se o Superego você se conterá e não fará nada, silenciará as suas vontades, pelo menos por enquanto.
É você que decide
Mas, geralmente, o homem atende os pedidos do Id, cedo ou tarde, pois a vontade dos desejos lhe faz sofrer muito e a parte física acaba cedendo, a vontade foi maior.
Por isso para mim o capeta é uma invenção humana, da mente, talvez da religião num perfil maniqueísta da constante luta do bem contra o mal, Deus x demônio.
O que existe de verdade é o fruto da sua decisão. As vezes dá certo, outras dá errado. Depois que inventaram a pinga e o capeta, o homem nunca mais teve culpa.
Evidências da semana
As lindas flores e arranjos da floricultura Flor do Campo da amiga Lucineia, já se preparando para as festas de fim de ano.
Os juros mais baixos em empréstimos é na E.G Empréstimos na Rua XV de Novembro, ao lado da Cremone.
O bom trabalho da Odonto Vale em frente à igreja Metodista do Erivelton do Vale e equipe.