17 alunos do NRE de Laranjeiras são selecionados para intercâmbio de 6 meses

A Secretaria de Estado da Educação divulgou ontem a lista, que inclui os primeiros lugares por município e integrantes do Bolsa Família

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou ontem (03) os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada do Ganhando o Mundo, programa de intercâmbio estudantil do governo do Estado. A primeira listagem divulgada conta com os nomes dos alunos aprovados em primeiro lugar, por município, e os integrantes do programa Bolsa Família, selecionados em primeira chamada. No Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, que contempla os municípios de Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond, foram selecionados 17 alunos.

Processo

Os alunos cujos nomes constam deste edital e que desejam participar do programa deverão comparecer, com responsável legal, no colégio onde estão matriculados, nos dias 4, 5 e 6 de junho, no horário do seu funcionamento, para entregar a documentação solicitada disposta neste link.

As próximas chamadas serão feitas, em datas próximas, de acordo com o disposto em edital.

Esta é a maior edição do programa Ganhando o Mundo e proporcionará a 1.200 alunos da 1ª série do Ensino Médio a oportunidade de participar de um intercâmbio em cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido), durante seis meses, com todas as despesas pagas. Os embarques estão previstos para começarem no início de 2025. Participaram do processo seletivo 12 mil estudantes de 392 municípios do Paraná.

Para a coordenadora do programa no NRE de Laranjeiras, Simone Gomes, com a entrada de vários alunos na última etapa do programa, ficou nítido o empenho do restante para alcançar esta iniciativa. “Estamos com ótimas notas em todos os municípios e os alunos estão sendo muito bem assistidos, tanto pelas escolas quanto pelas famílias”, disse ela.

Simone reitera a iniciativa do Governo Estadual, que oportuniza o intercâmbio gratuito. “Este é um programa valioso e a cada etapa é mais valorizando, fazendo com que esses alunos inspirem outros que estão cursando o 9º ano para que os anos seguintes, nas novas e nas próximas edições, também possam concorrer a uma vaga para um desses países que estão viajando”, completa.

Aprovados

Confira a lista dos estudantes aprovados por município.

MunicípioEscolaAluno (a)
CantagaloColégio Estadual Professora Elenir LinkeIsabelly Daros
Diamante do Sul Colégio Estadual Osório Duque EstradaNathani Liber Baratieri  
Diamante – Bolsa FamíliaColégio Estadual Osório Duque EstradaCarolina Ribeiro Alves
Espigão Alto do IguaçuColégio Rural Estadual Pedro Rufino de SiqueiraLuiz Fernando Alves da Gama
Laranjeiras do SulColégio Estadual Laranjeiras do SulMateus Poleze Damian
MarquinhoColégio Estadual João RysiczGabrielly Caroline Cardoso
Nova LaranjeirasColegio Estadual Rui BarbosaAntony Eduardo Baldissera
Nova – Bolsa FamíliaColegio Estadual Rui BarbosaBruna Caroliny Araujo do Amaral
Nova – Bolsa FamíliaColegio Estadual Rui Barbosa  Vitor Hugo Sturmer
Nova – Bolsa FamíliaColégio Estadual do Campo Guarani da EstratégicaLuan Roberto Bolzam
Porto BarreiroColégio Estadual Gabriela MistralMilena Marangoni
Quedas do IguaçuColégio Estadual José de AnchietaSarah Nogueira da Silva
Quedas do IguaçuColégio Estadual José de AnchietaMayara Kolakowski Soares
Rio Bonito do IguaçuColégio Estadual Rural Estadual de PinhalzinhoTainara Aparecida Baroni
Rio Bonito – Bolsa FamíliaColégio Estadual Rural Estadual de Pinhalzinho  Carine Cauane Karpstein de Azevedo
VirmondColégio Estadual General Eurico Gaspar DutraGuilherme de Moura

Ganhando o Mundo

O programa viabiliza intercâmbios internacionais a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná. Os alunos estudam em países que oferecem curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Ele foi instituído pelas Leis Estaduais nº 20.009/2019 e nº 20.601/2021 e regulamentado pelos Decretos nº 4.166/20 e nº 4.785/2020.

Em suas quatro edições, 1.240 estudantes da rede de ensino já atravessaram o mundo, onde vivenciaram experiências de imersão nas culturas dos países anfitriões, além de aprenderem novos idiomas.

Entre fevereiro e julho de 2022, na primeira edição, 100 alunos foram enviados ao Canadá. Na segunda edição, entre julho e outubro do mesmo ano, outros 100 viajaram para a Nova Zelândia. Na terceira edição, cujas inscrições foram realizadas em 2023, a França passou a integrar a lista de destinos na versão do Ganhando o Mundo França. Na ocasião, 40 estudantes viajaram ao país europeu. No início de 2024, 950 alunos embarcaram para Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos na quarta edição – os outros 50 embarcam no segundo semestre.

O intercambista permanece por um período letivo (aproximadamente seis meses) em instituições de ensino estrangeiras, tendo a oportunidade de aprimorar o repertório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia; aperfeiçoar o idioma estrangeiro e consolidar-se numa rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino.

Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no Exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Secretaria de Estado da Educação. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.