Escola do Assentamento 8 de Junho recolhe 160 kg de lixo reciclável

A iniciativa foi pensada para comemorar o Dia da Reciclagem e Semana do Meio Ambiente, e reuniu alunos, pais e toda a comunidade

Em comemoração ao Dia Nacional da Reciclagem e a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Escola Municipal do Campo Professora Silvia Martins Veigant da Silva, do Assentamento 8 de Junho, desenvolve uma iniciativa ambiental com o projeto ‘Nem tudo que é lixo vai para o lixo’. Este projeto visa conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de dar um novo destino a materiais que seriam descartados junto com resíduos não recicláveis.

Impacto

De acordo com a diretora da escola, Keli Cristina Pontes de Carvalho, a primeira coleta realizada pelo projeto foi um sucesso, arrecadando 162,5 kg de lixo reciclável. Esse material foi encaminhado para uma empresa de reciclagem, que se responsabilizará pelo processamento adequado dos resíduos. Ela explica que a coleta de recicláveis será contínua, com a comunidade escolar contribuindo regularmente. “Cada dia recebemos mais sacolas. Quando tivermos uma boa quantidade, repassamos para a empresa de reciclagem”.

Educação ambiental em ação

O projeto é desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo toda a comunidade escolar em atividades práticas e educativas. Entre as iniciativas, destacam-se a confecção de jogos e brinquedos com materiais recicláveis, proporcionando aos alunos uma forma divertida e prática de aprender sobre a reciclagem. Além disso, está programada uma visita dos alunos a uma empresa de reciclagem para que possam entender melhor o processo e seu impacto positivo no meio ambiente.

A diretora destaca a relevância do projeto para a conscientização ambiental. “A questão do lixo é um problema em todo o mundo, e incentivar a prática da separação correta é um ato de respeito e amor que colabora com a conservação do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, bem como a diminuição e prevenção de riscos na saúde pública e impactos ambientais”, explica.

Ela enfatiza ainda que a reciclagem é crucial para reduzir a exploração de recursos naturais e educar a comunidade sobre práticas sustentáveis.

Além dos muros da escola

Keli ressalta a importância do projeto no contexto educacional: “Este projeto é muito importante, pois por meio dele atribuímos o significado real aos conteúdos trabalhados em sala de aula”.

Para ela, esta é uma ação educativa que transpassa os muros da escola, conscientizando toda a comunidade sobre a importância da separação correta do lixo para a preservação do meio ambiente. “Neste sentido, a reciclagem é um fator primordial, pois é possível retirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para se desintegrar”.

Mobilização

A diretora finaliza ressaltando o empenho da escola e de toda a comunidade, que certamente refletirá uma crescente conscientização e mobilização em torno da questão ambiental. “O projeto não apenas incentiva a prática da reciclagem, mas também promove uma mudança de comportamento que contribui para um futuro mais sustentável. Estou muito orgulhosa da adesão de todos”, completa.