68% dos municípios do Paraná melhoraram taxa de alfabetização na última década

Entre 2010 e 2022, a taxa de alfabetização aumentou em 270 dos 399 municípios do Paraná, conforme os recenseamentos do IBGE. A proporção de analfabetos no Estado caiu de 6,3% para 4,3%, um recorde

Entre 2010 e 2022, a taxa de alfabetização aumentou em 270 dos 399 municípios do Paraná, conforme os recenseamentos do IBGE. A proporção de analfabetos no Estado caiu de 6,3% para 4,3%, um recorde. Curitiba lidera com apenas 1,5% de analfabetos entre os maiores municípios, seguida por Quatro Pontes (1,6%) e Maringá (2%). No total, 16 municípios têm índices de analfabetismo abaixo de 2%.

Coronel Vivida foi a cidade que mais melhorou, reduzindo o analfabetismo de 17,5% para 4,5%. Outras cidades com grandes quedas incluem Quatro Pontes, Itapejara d’Oeste, Rio Negro e Londrina. Doze municípios apresentaram reduções superiores a dez pontos percentuais, destacando-se São João, Francisco Beltrão, Matelândia, Laranjeiras do Sul, Jaguariaíva, Araucária e Curitiba.

Política pública

Para melhorar os indicadores de alfabetização e erradicar o analfabetismo, o Governo do Paraná lançou o programa Educa Juntos em dezembro de 2022. Esse programa visa apoiar os municípios na melhoria da aprendizagem desde a educação infantil.

Entre as ações implementadas estão a distribuição de material didático para 180 mil estudantes e professores e a oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção para monitorar a frequência escolar e combater o abandono em 296 municípios. Em abril, a Secretaria de Educação promoveu um seminário em Curitiba, reunindo 1.400 dirigentes e educadores para discutir métodos pedagógicos de alfabetização.

As prefeituras adotaram o Registro de Classe Online (RCO), com quase 10 mil aulas editáveis, e a Prova Paraná, uma avaliação diagnóstica do nível de aprendizagem dos estudantes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foi incentivada, impactando mais de 76 mil estudantes em 2023, oferecendo conclusão rápida do Ensino Fundamental e Médio para maiores de 15 e 18 anos, respectivamente.

Analfabetismo

O índice de analfabetismo do Paraná está abaixo do índice nacional, que é de 7% de acordo com o levantamento – uma queda de 2,6 pontos percentuais em 12 anos. Entre os estados brasileiros, o Paraná ocupa a 6ª colocação. O ranking é liderado por Santa Catarina, que registrou 2,7% de analfabetos entre a população com 15 anos ou mais, seguida pelo Distrito Federal (2,8%) e São Paulo (3,1%). Com isso, a taxa de alfabetização do Paraná saltou de 93,7% para 95,7%.