Alunos do Colégio do Campo de Porto Santana iniciam projeto sustentável

Após visita à UFFS, as turmas da 2º e 3º série decidiram criar uma horta mandala do zero. O projeto contará com a colaboração de toda a escola e as verduras serão consumidas na merenda

Os alunos da 2ª e 3ª série do Colégio Estadual de Porto Santana, localizado em Porto Barreiro, estão se dedicando a um projeto inovador que visa transformar a horta tradicional da escola em uma horta mandala. Este projeto, além de educativo, promove o uso sustentável dos recursos e incentiva a interação dos estudantes com o meio ambiente.

A horta mandala é uma técnica de cultivo que organiza as plantas em um formato circular, otimizando o espaço e permitindo que diferentes espécies se beneficiem mutuamente. Para a implementação deste projeto, os alunos estão desenvolvendo diversas habilidades, como a medição precisa do espaço, a escolha adequada das plantas e a preparação do solo com compostagem e adubos orgânicos. O design circular da horta não só é eficiente, mas também esteticamente agradável, proporcionando um ambiente de tranquilidade e bem-estar.

Iniciativa

Segundo o pedagogo, Thiarle Panizon, a ideia surgiu dos próprios alunos das turmas da 2ª e 3ª série, após participarem de oficinas durante uma visita à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul. “A ideia foi amadurecida com o apoio dos professores Tiago de Lima, Lucas dos Anjos Cavalheiro e Tamara de Lima, e desde então, os alunos têm trabalhado arduamente na revitalização da horta antiga,” explica Panizon. “Inicialmente, será feita apenas uma parte da horta, mas o objetivo final é a implementação completa do projeto”, detalha.

A diretora Larissa Passarin Galvan destaca a importância desta iniciativa. “Estamos acompanhando o processo junto de alguns professores e ficamos extremamente felizes em ver essa iniciativa vinda dos próprios alunos. Nosso colégio é do campo e valorizar o cuidado com o ambiente rural é fundamental,” afirma. “Esta iniciativa não só enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também contribui para a formação humana e o desenvolvimento sustentável”.

Foto: reprodução

Sustentabilidade em foco

Além do aspecto pedagógico, o projeto também tem um enfoque prático e sustentável. As turmas já iniciaram a migração de algumas plantas, como árvores frutíferas e folhagens, para outros locais da escola, preparando o terreno para a nova horta. Eles planejam cultivar plantas que ajudam a combater pragas de maneira natural, criando um ambiente autossustentável.
Larissa reitera que toda a produção da horta será orgânica e será consumida pelos próprios alunos nas refeições oferecidas pelo colégio. estou muito feliz com a iniciativa dos estudantes, isso demonstra que todo o trabalho realizado em equipe no nosso Colégio está desenvolvendo em nossos alunos autonomia, interesse e formação. “Estamos ansiosos para finalizar o projeto e mostrar para a comunidade local. Certamente os pais e responsáveis ficarão orgulhosos em ver o trabalho de seus filhos.

Entusiasmo dos alunos

As alunas Aline Barbosa e Sabrina Moro Tonette, representantes do projeto, relatam o entusiasmo dos colegas com a iniciativa. “A iniciativa é muito boa e interessante pois a horta mandala terá vários benefícios, tais como fornecer alimentos frescos, promover biodiversidade, conservar recursos naturais e criar um ambiente de aprendizado interativo. Adoramos a ideia e ficamos felizes em ajudar”, disseram.