Acordo cooperativo: Porto Barreiro e Chopinzinho reativam balsa do distrito de Porto Santana

“Religar esse contato cultural e trazer a facilidade no transporte da produção agrícola, é retomar os anos de ouro de Porto Santana”, explica o prefeito Vanderlei Volff

Na terça-feira (3), o prefeito de Porto Barreiro, Vanderlei Volff, juntamente com o secretário de Administração Henrique Hermann, e a comitiva da prefeitura, estiveram em Chopinzinho conversando com o gestor municipal Edson Luiz Cenci. O motivo da visita foi a assinatura do termo de cooperação entre os municípios, para o funcionamento do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e cargas na travessia do Rio Iguaçu, que se dá no distrito de Porto Santana.
Em entrevista exclusiva ao Correio do Povo, Vanderlei Volff e Henrique Hermann destacam a importância deste serviço ao município. “Após quatro anos com o transporte desativado, o caminho entre Porto Barreiro e Chopinzinho voltará à ativa”.

Regulamentação

Segundo o secretário de Administração, ao assumir o mandato em 2020, Vanderlei obtinha como premissa o retorno do funcionamento da balsa. “No ano passado, montamos um programa que regulamentava o transporte hidroviário, e contava com todos os itens necessários para seu funcionamento. A partir disso, iniciamos o procedimento de realização do convênio junto ao município de Chopinzinho”, explica.
Além da cooperação entre os municípios que cuidarão do transporte hidroviário na região, o documento que tem validade de quatro anos, também estabelece a ausência de custos relacionados ao transporte para ambos os municípios, cabendo à empresa que ganhar a licitação, arcar com as despesas do transporte e manutenção.
“A ideia da concessão surge para termos um serviço mais abrangente, podendo atender a população e a região de forma segura. A partir disso, o material será encaminhado para edital, em que abriremos uma chamada pública para contar com o funcionamento da balsa o mais rápido possível”, relata Henrique.

Resgate

O secretário afirma que a balsa dignificará a população local de Porto Santana, além de ter uma grande importância aos municípios da região. “Pretende-se beneficiar as duas cidades, porque uma comunidade é bem próxima da outra, e a população ansiava pela reativação da balsa”.
Conforme Vanderlei, com a volta do transporte, vários aspectos também serão retomados. “Exploraremos o turismo, o transporte e auxiliaremos os produtores com as cargas agrícolas. Algumas áreas estão distantes, e mesmo com a rota de Rio Bonito, faz-se uma volta muito grande”, ressalta o prefeito Vanderlei Volff.
“Religar esse contato cultural e trazer a facilidade no transporte é reviver os anos de ouro de Porto Santana”, expõe o prefeito.
Além da balsa, Vanderlei programa projetos futuros para o distrito. “Porto Santana possui uma estrada problemática, por isso trabalharemos no asfaltamento da avenida principal. Contribuiremos no incentivo ao turismo, destacando as belezas da região, entre elas a igreja, e claro a balsa. Dessa forma busca-se retomar os dias de glória do distrito”, finaliza o prefeito.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail