Educação de Nova Laranjeiras promove semana pedagógica para professores municipais

Entre os temas abordados o destaque foi inteligência emocional com pautas escolhidas pelos educadores

Durante quinta e sexta-feira (1 e 2) da semana passada, a secretaria de Educação de Nova Laranjeiras promoveu a semana pedagógica, oferecendo uma variedade de palestras e formações dedicadas aos professores da rede municipal de ensino.

Segundo a secretária de Educação, Juciane Martins, o evento, que acontece anualmente, teve como objetivo principal capacitar os educadores e envolvidos no ambiente escolar sobre temas e demandas específicas, promover reflexões sobre a prática pedagógica na educação infantil e anos iniciais e o que necessita ser aperfeiçoado por estes para que a educação possa sempre evoluir.

Ela enfatiza a importância da semana pedagógica como um momento crucial para a capacitação dos professores. “Buscamos promover reflexões sobre as práticas pedagógicas desde a Educação Infantil até Anos Iniciais e o que necessita ser aperfeiçoado”, afirma.

Temas

Segundo Juciane, os temas selecionados para este evento foram escolhidos pelos professores durante uma pesquisa no ano passado. No cronograma, foram destacadas diversas palestras e formações essenciais para os educadores.

Entre elas, uma palestra com uma psicóloga que abordou o tema ‘Como agir em sala de aula com alunos com necessidades especiais’. Outro destaque foi a palestra da Universidade Campo Real sobre a Lei Lucas que é uma legislação que tem como objetivo proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes no ambiente de ensino.

Ela torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas, para prestarem primeiros socorros aos estudantes no caso de emergências. Além disso, houve uma formação sobre desenvolvimento atípico: identificação e intervenção, e um foco especial na inteligência emocional.

Inteligência emocional

A secretária de Educação, destaca a importância da inteligência emocional nas formações da semana pedagógica. “Buscamos oferecer a formação em inteligência emocional para que os educadores possam desenvolver habilidades para gerenciar suas emoções e as de seus alunos, criando um ambiente escolar saudável e favorável ao bom desempenho de todos”, ressalta.

Juciane também salientou os benefícios a longo prazo dessa abordagem. “Os educadores, desenvolvendo habilidades emocionais, serão capazes de manejar melhor suas emoções diante das dificuldades, proporcionando um ambiente propício para experiências positivas, memórias afetivas e laços saudáveis”.

Impacto e futuro

Quanto ao impacto das formações, a secretária enfatizou que a avaliação se dá pela aplicação dos conhecimentos adquiridos nas práticas pedagógicas em sala de aula. Ela também revelou planos para futuras edições da semana pedagógica, incluindo a continuação de temas relevantes e a replicação de iniciativas bem-sucedidas. “Visamos por um ambiente escolar saudável, no qual os profissionais estejam bem para que assim possam exercer sua função da melhor maneira”, finaliza.