Estudante de Cantagalo participa em conferência nacional sobre justiça climática

Antonella Negrello, do Colégio Profª Elenir Link, discutiu propostas para a COP30 e o papel da educação ambiental no evento em Luziânia (GO)

O Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras e o Governo do Estado foram representados na ‘VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente’ (Cnijma) pela estudante Antonella Frizzo Negrello, do Colégio Estadual Professora Elenir Link, de Cantagalo. O evento ocorreu na última semana, em Luziânia (GO), reunindo jovens de todo o país para discutir ações em defesa do meio ambiente.

Debates sobre justiça climática
Antonella integrou a delegação paranaense, composta por estudantes, professores e técnicos da secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). Com o tema ‘Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática’, a conferência reuniu representantes de todas as regiões do país para debater propostas que contribuirão com a preparação do Brasil para a ‘COP30’, que será realizada em Belém (PA), em novembro. Organizado pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), o evento teve como objetivo fortalecer a educação ambiental nas escolas, incentivar a participação social dos jovens e estimular soluções sustentáveis para os desafios ambientais do país.
Realizada entre os dias 06 e 10 de outubro, a conferência contou com oficinas, palestras e atividades interativas, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de propostas voltadas à justiça climática e à sustentabilidade.

Preparativos e reconhecimento
A diretora do colégio, Kelly Rosa Walendorff, destacou o processo de seleção e a importância da conquista para a escola: “Houve a etapa estadual primeiro em Foz do Iguaçu, e de lá saíram os melhores para compor a comitiva do Paraná. Depois foi organizada a viagem para Brasília”, explicou.Sobre o tempo de participação da estudante, a diretora acrescentou que a estudante passou dois dias em Foz do Iguaçu e em Brasília uma semana.Kelly celebrou o feito, “Foi um presente justo no ano de comemoração dos 10 anos da nossa escola, que inclusive vamos comemorar com um jantar e lançamento de um livro dos 10 anos de história dia 07 de novembro” encerrou.