E-Título: acaba amanhã prazo para baixar e usar título de eleitor digital no 1º turno

Versão digital do título de eleitor não é emitida no dia da eleição. Mesmo sem o aplicativo, é possível votar usando outros documentos com foto como RG e CNH

Se você pretende utilizar o e-Título (título de eleitor digital) nas eleições de 2024 para prefeitos e vereadores, no primeiro turno marcado para o domingo (06), fique atento: o prazo para baixar ou atualizar o aplicativo termina amanhã (05).

Para quem for votar no segundo turno, onde houver, será necessário ter o app atualizado até o dia 26 de outubro. Vale lembrar que o documento digital não pode ser gerado no próprio dia da eleição.

Benefícios 

O e-Título pode substituir tanto o título de eleitor impresso quanto um documento oficial com foto, desde que você já tenha feito o cadastramento biométrico, com a imagem registrada no perfil do app.

Caso sua foto não esteja cadastrada no e-Título ou você não consiga baixar o aplicativo a tempo, ainda é possível votar apresentando documentos como RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, identidade social, certificado de reservista ou qualquer outro documento oficial com foto previsto em lei.

O título de eleitor impresso, por não conter foto, não é suficiente para permitir a votação sozinho.

Além disso, o app e-Título permite consultar o local de votação, justificar ausências e acessar outros serviços da Justiça Eleitoral.

No final de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que mais de 46 milhões de eleitores já se cadastraram no e-Título. Confira a seguir como utilizar o aplicativo:

Como utilizar o e-Título

Disponível gratuitamente para Android e iPhone, o app pode ser baixado nas respectivas lojas de aplicativos.

Para começar, após baixar o app, clique em “Começar no e-Título”, aceite os Termos de Uso e a Política de Privacidade, e clique em “Continuar”.

O aplicativo pode solicitar a permissão para enviar notificações. Caso deseje, habilite as notificações seguindo as orientações do seu celular.

Depois, insira os seguintes dados para ativar o e-Título: nome completo, data de nascimento, CPF, e os nomes dos pais. Em seguida, clique em “Entrar no e-Título”.

Confirme as demais informações, como local de votação, telefone e profissão, que estarão baseadas no cadastro realizado anteriormente ao emitir o título de eleitor impresso. Ao finalizar essa etapa, crie ou atualize sua senha.

O app pode solicitar a verificação por selfie. Se for o caso, leia o termo de consentimento e clique em “Sim”, depois siga as instruções para tirar a foto.

Também existe a possibilidade de habilitar o acesso por meio de impressão digital. Caso queira essa funcionalidade, clique em “Ativar”.