6 categorias do Grammy que você ainda não conhece, mas deveria conhecer
A cerimônia será realizada na Crypto.com Arena, em Los Angeles (EUA), e será transmitida ao vivo a partir das 21h30, pelos canais de televisão TNT e HBO Max
No próximo domingo (04), terá lugar a 66ª edição do Grammy, considerado o prêmio mais prestigiado no cenário musical mundial. A cerimônia será realizada na Crypto.com Arena, em Los Angeles (EUA), e será transmitida ao vivo a partir das 21h30, pelos canais de televisão TNT e HBO Max.
A premiação contará com um total de 94 categorias, incluindo três novas adições: Melhor Performance Musical Africana, Melhor Álbum de Jazz Alternativo e Melhor Gravação Pop Dance. Essas categorias são distribuídas em 11 campos distintos.
Confira 06 categorias diferentes do Grammy
Melhor Pacote de Gravação
O Grammy desta categoria é concedido pela aparência visual de um álbum e entregue ao diretor de arte do álbum vencedor.
O design da capa, artes gráficas e fotografias feitas para o disco contam como requisitos nesta categoria. Na 10ª edição do Grammy, o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles, levou o prêmio.
Melhor Álbum de Poesia Falada
A categoria foi incluída na edição do ano passado e reconhece a excelência em álbuns falados específicos para a execução de poesia com ou sem música.
A obra “The Poet Who Sat by the Door” de J. Ivy levou a estatueta em 2023. O poeta norte-americano volta a concorrer neste ano, ao lado de outros 4 artistas.
De acordo com a Billboard, foi graças à liderança de Ivy e a uma petição apoiada por mais de 100 poetas, que a Recording Academy anunciou a adição da categoria de Melhor Álbum de Poesia falada em junho de 2022.
Melhor Álbum de Áudio Imersivo
Prêmio concedido para álbuns vocais ou instrumentais de qualquer gênero. Para concorrer o disco deve ser lançado comercialmente para venda física ou em um serviço de streaming ou download qualificado e deve fornecer um novo mix imersivo de quatro ou mais canais.
Neste caso, a estatueta é entregue ao engenheiro de mixagem imersivo, ao produtor imersivo (se houver) e ao engenheiro de masterização imersivo (se houver).
“The Diary Of Alicia Keys” da cantora estadunidense está concorrendo na categoria neste ano, assim como a trilha sonora do jogo God Of War Ragnarök, entre outros.
Melhor Trilha Sonora para Videogames e Outras Mídias Interativas
Em 2023 também foi criada uma categoria que reconhece a excelência em álbuns de trilhas sonoras compostas predominantemente por partituras originais e criadas especificamente para, ou como complemento de, um videogame atual ou outra mídia interativa. Neste caso, o prêmio é destinado ao compositor.
Na última edição, o vencedor foi “Assassin’s Creed Valhalla: Dawn Of Ragnarok”. Neste ano, games como “Call Of Duty: Modern Warfare II”, “Hogwarts Legacy” e “Star Wars Jedi: Survivor” concorrem a estatueta.
Melhor Audiobook, Narração e Gravação de Storytelling
Viola Davis é a dona do atual prêmio que honra as melhores narrações e gravações de storytelling e audiobooks. Ela foi contemplada com a estatueta por narrar o seu próprio livro “Finding Me: A Memoir”.
Neste ano, grandes personalidades disputam o Grammy. “Big Tree” com narração de Meryl Streep, “It’s Ok To Be Angry About Capitalism” do livro do senador norte-americano Bernie Sanders e “The Light We Carry: Overcoming In Uncertain Times”, livro da ex-primeira dama Michelle Obama estão entre os indicados.
Melhor Álbum Histórico
Apresentado desde 1979, este prêmio reconhece conquistas na restauração de áudio. Um dos primeiros Grammys oferecidos nesta categoria foi entregue à Billie Holiday, pelo álbum “Billie Holiday – Giants Of Jazz”, na 22ª edição do prêmio.
Neste ano “Fragments – Time Out Of Mind Sessions (1996-1997): The Bootleg Series, Vol. 17”, álbum de Bob Dylan está concorrendo nesta categoria ao lado de outros quatro álbuns.